quarta-feira, 26 de março de 2014

escritórios climatizados

no escritório onde trabalho (e em outros onde já trabalhei) existe uma eterna discussão em relação à temperatura do ar-condicionado. geralmente os homens sentem calor e querem que a sala fique mais fria. e as mulheres sentem mais frio e querem a sala mais quente. 

se você parar pra pensar, é mais fácil lidar com o frio, pois você pode trazer um casaco, cachecol, luvas... entretanto quando se está quente, as mãos suam e você fica incomodado sem ter muito o que fazer. mesmo que a gente tirasse a roupa toda, o calor continuaria chateando.

o jornal valor econômico mostrou uma vez uma reportagem sobre essa questão, abordando o escritório do facebook que, segundo foi informado, chega a ter a temperatura de 15 graus quando o ceo mark zukerberg vai participar de alguma reunião.

eu acho que o frio ajuda na concentração e prefiro ambientes com temperatura mais baixa, no que se refere a trabalhar. talvez a sala do facebook seja fria para as pessoas não perderem tempo nas reuniões e realmente focarem no que é preciso, resolvendo o problema e saindo logo do ambiente frio.

já li sobre técnicas como sempre deixar uma cadeira vazia e imaginar que o cliente está ali, presente na reunião, ou então fazer a reunião em pé, num local sem cadeiras, para também evitar a perda de tempo e produtividade das pessoas envolvidas. o que importa é que qualquer reunião seja objetiva, com uma pauta a ser seguida e respeitando o tempo a que se propõe.

mas voltando ao assunto da temperatura do escritório, dizem que o ideal é 21º. enfim, vale usar o bom senso nessa hora, de modo que fique bom pra todos ou até mesmo tentar rearranjar as pessoas colocando os friorentos nos locais mais quentes.

e você, prefere trabalhar num local mais frio ou mais quente?

11 comentários:

  1. Essa também é uma questão muito comum onde trabalho, uma eterna reclamação sobre a temperatura, eu prefiro o frio, mas sempre tem alguém com frio demais.
    Quanto as reuniões, qualquer técnica que diminua o seu tempo e maximize o seu resultado pra mim é super valida.

    ResponderExcluir
  2. kkkk ai ai, tocou na ferida, aqui e por volta dos 16° porque os meninos usam terno e gravata o dia todo,entao as gurias tem que trazer casaquinho sempre, mesmo que la fora esteja super quente,bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu sou o cara que leva o casaco. Sinto frio. E eu não sei o propósito de em certos lugares ligarem o ar no modo "frigorífico". É quase uma experiência de criogenia. Exageros a parte o que ferra a saúde é a mudança entre ambientes quentes e frios. Atchim ...

    ResponderExcluir
  4. @adulto, concordo contigo!

    @lea, 16º? uau! realmente gelado!

    @renato, frigorífico é ótimo! hehehe concordo que esse lance de mudar de ambiente quente pra frio não é saudável.

    ResponderExcluir
  5. 21 graus parece-me aceitável e confortável :)

    ResponderExcluir
  6. Muito tempo atras, a Varig pregava " a bordo dos aviões da Varig, a temperatura é sempre de 23°C. Hj acho quente, mas algo em torno de 20 graus é admissível.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de temperatura agradável!!! Nem derretendo de calor, nem congelando de frio. Tenho pavor de gente que exagera na dosagem - tipo meu marido que adora o quarto numa vibe Sibéria! Hehehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei do frio, interna o externamente. Me sinto mais útil, pois não gosto de suar. E com relação ao ambiente frio para trabalhar? Perfeito! Quem sentir frio que leve agasalho.

    ResponderExcluir
  9. Nunca havia pensado na temperatura como uma maneira de manter o foco. Interessante !

    Sou calorento, mas 21 é legal !

    Abraço !

    ResponderExcluir
  10. A climatização de ambiente sempre será uma briga eterna, pois as divergências entre a temperatura são constantes.
    Onde eu trabalho, se não há consenso, quem está com frio, usa blusa, pois as pessoas que estão com calor se negam a aumentar a temperatura.

    ResponderExcluir
  11. Deus salve os 22 graus... eu acho o ideal, o duro é que o pessoal exagera para ambos os lados.

    O que me mata é você sair preparado para um dia mais ameno e o povo desliga o ar condicionado... dai fica aquela coisa abafada!

    Abração!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas