terça-feira, 9 de outubro de 2012

saldo festrio - parte um

a primeira semana do festival do rio 2012 foi bacana. fazia tempo que eu não curtia o festival como foi este ano, assistindo a vários filmes com meus amigos e também fazendo outros amigos nas filas e nas esperas nos cinemas. é um evento muito bacana e eu gosto do clima. muita gente legal conversando sobre filmes, diretores, atores, gente correndo pra comprar os ingressos e por lado pessoas com planilhas para tentar encaixar os filmes nos seus horários disponíveis.

neste festival conheci pessoalmente o mineiro pablo villaça, um dos meus críticos de cinema preferidos, atualmente diretor do site cinema em cena.

railer e pablo villaça - festival do rio 2012

aos amigos blogueiros, desculpem a ausência.
depois vou visitar o blog de vocês com calma e me atualizar.

seguem os primeiros comentários sobre alguns dos filmes que eu vi:

aí vem o diabo

o casal de filhos de uma família em tijuana, no méxico, desaparece quando vão fazer um passeio pelas montanhas. no dia seguintes as crianças são encontradas, mas aos poucos começam a agir de maneira estranha, como se estivessem possuídos por alguma força maligna. a mãe então resolve investigar o que aconteceu naquela montanha quando eles sumiram.

apesar de eu gostar da ideia, achei o filme fraco, estilo cine trash. o roteiro tem um lance surpresa muito bacana que poderia ter ficado para o final para ter mais impacto.

blogueiros da china
filme muito bom sobre o poder das mídias sociais e como na china, apesar da grande censura, os blogueiros têm um papel importante divulgando questões e fatos que a imprensa esconde, abafa ou distorce de acordo com os interesses do governo.

a influência deles é grande e os mesmos são chamados a diversas regiões para ajudarem a mostrar a realidade que a mídia não mostra. o filme exibe uma situação bem diferente da nossa, bem impressionante, já que a liberdade de expressão ainda é algo pelo qual eles continuam a lutar.

ponto interessante foi um dos blogueiros comparando a 'grande muralha' com o 'grande firewall' da china.


uma noite
esse filme acabou rolando por acaso, quando eu e meus amigos, já na fila pra um outro filme, descobrimos que o mesmo tinha duração de 4h e meia! assim, vendemos o ingresso e fomos ver este outro filme, que revelou-se uma boa surpresa e um filme bom de se ver.

a história se passa em havana, cuba, e mostra o dia a dia de dois amigos, seus conflitos, desejos, ambições e o sonho de tentar uma vida melhor nos estados unidos. miami está a 150km da ilha e significa uma nova oportunidade para quem conseguir cruzar essa distância se aventurando pelo mar. assim, eles começam a planejar uma fuga, enfrentando grandes desafios.

baikonur
a estação espacial de baikonur, no cazaquistão, é a primeira e maior base de lançamentos de foguetes do mundo. no vilarejo ao lado, onde caem pedaços que se desprendem, 'quem pegar o que cai do céu, vira dono'. mas tudo mudo quando uma cápsula com uma astronauta cai na região e ela perde a memória. o rapaz que a encontra, aproveitando-se da situação, faz com que ela acredite que é sua noiva. mas num lugar pequeno como aquele, a notícia vai se espalhar.

apesar da sinopse ter me interessado, o filme poderia ter sido mais ágil e menos devagar. muitas cenas pareciam enrolação. se o filme tivesse uma hora a menos teria sido mais bem aproveitado.

11 comentários:

  1. Cinema, adoro quando eles estão vazios, quando a sala é apenas minha! rsrs. Eu sei, super cara de filho único que sou! (mais risos).
    Confesso que estou tão por fora do que existe de bom, que não posso
    opinar muito sobre o assunto! É por isso que passar por aki é sempre bom, dessa forma eu fico menos ignorante! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. @pequeno peixe marcos, obrigado pelas visitas e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. @foxx, a sorte foi a fome que me fez olhar a duração, senão a gente ia ficar achando estranho que o filme não acabava nunca! hehehe

    nem ficamos pra ver a cara das pessoas que compraram nossos ingressos...

    ResponderExcluir
  4. Vou conferiri as dicas tem dois em especial que me chamaram a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Que legal isso tudo!
    Também me espantei com o filme de 4h!
    :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. pela descrição parecem ser bons, curioso para assistir, pena que não estava ai no Rio..

    ResponderExcluir
  7. Railer:

    Muita variedade hein...rs.

    Abraços, querido.

    ResponderExcluir
  8. Você sempre demonstrando cultura e bom gosto...
    Parabéns, afinal pessoas com seu nível de cultura é raro...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. @patricia galis, confira e depois me conte o que achou!

    @eneida, eu adoro!

    @frederico, quando estiver por aqui, avise!

    ResponderExcluir
  10. @edilson, são muitas mostras e muitos filmes. dá pra variar bastante.

    @ro fers, obrigado pelas palavras. bom te ver por aqui. abraços!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas