segunda-feira, 4 de junho de 2012

poe

eu já li vários livros, contos e poesias do edgar allan poe. sempre gostei de terror e suspense e sua obra me chamou a atenção pela maneira como misturava o medo, mistério, aventura, fatos científicos, policiais e histórias arrepiantes. tudo isso escrito lá atrás no século 19.

em cartaz nos cinemas está o filme 'o corvo' (the raven), que se passa um pouco antes da morte do escritor. pra quem não sabe, aos 40 anos ele foi encontrado quase morto num banco de uma praça, delirando e chamando por um nome, antes de ser levado insconsciente para um hospital. ninguém nunca soube exatamente o que aconteceu em seus últimos dias de vida.

o filme trata de um serial killer que começa a matar baseando-se nas histórias do famoso escritor. a polícia então pede sua ajuda para tentar desvendar a mente do assassino e impedi-lo de fazer mais vítimas. tudo complica quando emily hamilton, a amada de poe, é capturada e ele precisa resolver o mistério a tempo de salvá-la.

misturando a biografia do escritor com ficção, o resultado ficou muito bom. john cusack (identidade, 2012 - releiam minhas críticas) e alice eve (a babá de sex and the city 2) interpretam o casal principal. pra quem já leu as histórias dele o filme fica mais interessante. há citações a 'o corvo', 'o barril de amontillado', 'o poço e o pêndulum', 'a máscara da morte escarlate' e 'os assassinatos da rua morgue'.


A única pessoa que pode parar um serial killer
é o homem que o inspirou

25 comentários:

  1. Há tempos tenho escutado um dos meninos lá da república falar que queria ver esse filme. O trailer também me chamou a atenção. Vamos ver no que dá :p

    Beijo Railer!

    ResponderExcluir
  2. Ola Railer!!!

    Tenho ate vergonha de confessar isso, mas faz muito tempo que nao leio um livro. Minha vida profissional nao me permitia, mas agora pretendo voltar ao meu habito da leitura. Nao conhecia Edgar Allan Poe... quem sabe nao comeco por ele?
    Obrigado pela dica de leitura.

    Grande abraco,
    Eduardo Paiva.

    ResponderExcluir
  3. @atilas, veja sim, muito bom.

    @eduardo, se quiser pode começar pelo livro de contos dele, 'histórias extraordinárias'.

    ResponderExcluir
  4. Não estou muito curioso. É o típico filme que se rolar uma oportunidade eu vejo. Caso contrário...

    ResponderExcluir
  5. @alan, nem depois de ler minha postagem? rs

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito desse gênero, mas parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  7. @frederico, acho que vale pra conhecer um pouco mais do escritor e também curtir um filme de mistério.

    ResponderExcluir
  8. Olá Railer,
    E.A.Poe é um clássico absoluto! Recomendo uma história de vampiro (acho que é a única do tema que ele escreveu) chamada "Berenice", caso vc não conheça. Nesse conto, já naquele tempo ele criou um personagem que hoje seria diagnosticado de transtorno bipolar (maníaco-depressivo). O cara é mesmo um gênio! Outra curiosidade: sabia que ele tem dois túmulos? São lápides em dois lugares diferentes no cemitério de Baltimore...
    abs

    ResponderExcluir
  9. @helio, meu amigo, como você sabe desse lance das lápides? sinistro...

    não conheço o tal berenice. vou procurar. valeu.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, eu tenho um monte de coisas sobre o Poe... Dei uma aula sobre ele na universidade onde estudei. Tive um professora que é especialista em literatura de língua inglesa e que compartilhava da minha paixão pelo Poe. Fizemos um projeto de pesquisa sobre ele na época. Há algum tempo ela me convidou para apresentar o projeto aos alunos de gradução em Letras. Além das histórias incríveis, Poe criou verdadeiros jogos de palavras (só perceptíveis em inglês) que contêm informações sobre os personagens e estão "ocultas" na própria narrativa. Um bom exemplo é conto "the tell tale heart". Também há uma frase famosa dele: “Those who dream by day
    are cognizant of many things
    which escape those
    who dream only by night.”

    awesome, isn't it? abs

    ResponderExcluir
  11. maneiro, @helio! manda pra mim depois esse material, pra eu ler!
    abraços!

    ResponderExcluir
  12. Já li um livro dele na minha adolescência e curti bastante. Não sabia que o filme tratava disso.

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Railer. Tudo sobre Poe remete a mistério. foi um dos pais do romance policial. Sua própria vida foi um mistério, como você mesmo disse ninguém sabe ao certo o que aconteceu a ele antes de morrer. Estou tentadíssimo a ver esse filme, já tinha ouvida falar nele. O roteiro me pareceu meio clichê, mas se você diz que o filme é bom mesmo, e considerando a obra do próprio Poe, deve ser muito bom!

    Um abraço, rapaz... até

    ResponderExcluir
  14. Eu, sinceramente, não me senti muito motivado a conferir este filme - contudo, li em dois blogs críticas detalhadas expondo os lados positivos do filme, e agora venho em seu blog e também senti o reforço. Nota-se que há um bom roteiro e atuação de Cusack, preciso então dar créditos e confiar, né? Verei! abraço

    ResponderExcluir
  15. assim e pra quem sempre odiou Poe, vai gostar do filme?

    ResponderExcluir
  16. @raphael, se você já conhece, vai gostar do filme.

    @júlio, veja sim. mas tem muito sangue...

    ResponderExcluir
  17. @cristiano, que legal receber sua visita por aqui. tá sumido... cara, quando alguém fala pra mim que um filme não é bom, eu vejo mesmo assim, pra ter minha opinião. vá em frente, veja!

    @foxx, mesmo que você odeie poe, se você gosta de filmes de mistério e suspense, vai gostar sim.

    ResponderExcluir
  18. Sempre que venho aqui vejo dica maravilhosas, sobre livros e filmes vc sempre com bom gosta para nos oferecer deixo um abraço de boma dia
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  19. Poe e Christie me fizeram muita companhia na adolescência... adoro! E queridão... na próxima festa vai ser intimado a vir... quero só ver! Hehehehe! Grato pelas felicitações, Railer! Hugzão, querido!

    ResponderExcluir
  20. Uau! Eu tô doido pra assistir.
    Será q vou gostar?

    Bjos lindo.

    ResponderExcluir
  21. @rita, obrigado pelo carinho.

    @fred, vou aguardar esse convite, hein!

    @prisioneiro 0001, se você gosta de mistério e suspense, vai gostar sim!

    ResponderExcluir
  22. Rapaz, adoro Poe. Procure O Clube do Suicidio, de R.L.Strvenson, se vc ainda não leu. Abs!

    ResponderExcluir
  23. @wair de paula, obrigado pela dica! vou procurar pra colocar na minha lista!

    ResponderExcluir
  24. Olá, acho que é a minha primeira vez aqui. Prazer! Quando vi o poster do filme eu imediatamente pensei, isso no cinema, que se tratava de uma refilmagem de outro filme homônimo. Para a minha surpresa e felicidade não era. Adro Edgar Allan Poe, mas não só sua obra de ficção e poética, mas também a crítica, ensaística. Era um verdadeiro gênio. Fico arrepiado só de pensar em estudar qualquer texto desse grande escritor que tanto admiro.

    O filme eu achei excelente, de uma capacidade singular de mesclar contos com a biografia de Poe, afinal toda biografia é uma ficção. Fico chateado que a crítica não tenha gostado e tenha destruído o filme. Porém, o acho maravilhoso, poético, passional, tenso. Foi um bom achado, isso é fato.

    ResponderExcluir
  25. @carlos roberto, obrigado pela visita e espero que volte mais vezes! poe é fera e o filme ficou muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas