segunda-feira, 11 de junho de 2012

nossos heróis

muitas vezes durante meu horário do almoço vejo crianças no caminho de ida/volta da escola. quase sempre, vestidas como super-heróis. na minha infância nunca tive essa oportunidade mas lembro que um amigo magrelinho fez o aniversário com o tema do hulk e usou um colete roxo com velcro, que ele abria de uma vez dando o aspecto (e barulho) que estava rasgando. lembro que achei super legal e gostei do efeito!

mas voltando às crianças, vejo que são sempre meninos idolatrando os heróis. 
mas e as meninas? será que elas só devem ficar com as princesas?

no blog 'superheroes are for girls too!' (super-heróis são pra meninas também!), pessoas enviam fotos de garotinhas vestidas como seus heróis (batman, wolverine, thor, super-homem, flash etc) ou lendo as respectivas revistas em quadrinhos.

tudo para mostrar que essa diferença foi imposta e continua sendo alimentada pelos pais, pela sociedade, publicidade e até mesmo pelos próprios filmes e quadrinhos que colocam as heroínas com (poucas) roupas colantes e sensuais, já que o alvo é o público masculino.

assim, já que as crianças não têm maldade, devíamos nos preocupar menos com o 'rosa pra meninas' e 'azul pra meninos', deixando-os conhecer os dois universos e ficarem à vontade para curtir qualquer que seja aquele que mais lhes agrada. afinal, todo mundo precisa de um herói que lhe faça bem, independente do gênero.


17 comentários:

  1. criou-se um estigma em que meninas vivem sob um conto de fadas, novos tempos, né não?

    ResponderExcluir
  2. @mr tv, verdade. elas crescem com a síndrome do príncipe encantado.

    ResponderExcluir
  3. sempre gostei de azul, e daí?

    Adorei.

    ResponderExcluir
  4. super verdade!
    como professor, é o que eu repito sempre. os pais não podem impor coisas para os meninos e meninas, se a menina gosta de jogar futebol e o menino de brincar com bonecas, este não é um problema, definitivamente. lembro q um dia, o MGTV fez uma reportagem dizendo o contrário, que meninos e meninas deviam inclusive brincar separados, eu mandei um e-mail fulo da vida, argumentando que sou professor e que aquilo era um absurdo, perguntando onde estava a responsabilidade social deles, que eles poderiam estar fazendo com q um pai batesse em seu filho por ele querer brincar de boneca, por ex, q não havia brincadeiras para meninos ou para meninas, eles só me responderam secamente que "ESTA ERA A MINHA OPINIÃO".

    ResponderExcluir
  5. @foxx,
    mandou muito bem.
    mas que absurdo a resposta deles, hein... lamentável. e o pior é que a tv muitas vezes é o que a massa toma como verdade, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Muito show esse blog. Sempre bom desconstruir os mitos, nzé? E pode deixar que na próxima festa te aviso com antecedência... mastemquevir,viu? Hugz, Railer!

    ResponderExcluir
  7. Fala Railer!

    Um absurdo a sociedade ainda encarar tais esteriótipos como verdade, principalmente vindo da TV. Muita gente, ainda toma os meios de comunicação como verdade absoluta.
    Gostei da resposta do Dr Foxx.
    Mandou muito bem!

    Grande abraço,
    Du Paiva.

    ResponderExcluir
  8. @fred, descontruir mitos é importante, assim como construir conceitos livres de esteriótipos, não é verdade? vou aguardar o convite, hein!

    @eduardo paiva, muita gente mesmo. incrível isso.

    ResponderExcluir
  9. eu adoroooo os super heróis... aliás, assisti Thor antes de ontem...gostei muito do filme!

    =)

    Se eu tiver uma filha vou incentivar ela a tb gostar dos heróis e não apenas das princesas!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Comentando com atraso. Estou com jet lag. :P Mas concordo plentamente. sou totalmente contra essa coisa do azul x rosa. Imagina como seria o mundo se a orientação por gênero não fosse delineada pelos pais e pela sociedade?

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu acho o máximo as minhas alunas nerds que são muito mais viciadas em joguinhos e super heroes do que os meninos de algumas turmas hahaha.

    Só que infelizmente muitos meninos ainda cismam em excluí-las. =/

    O mundo sem o azul x rosa definitivamente seria um lugar menos. Quartos de nenens todos brancos já! :p

    ResponderExcluir
  12. Essa imposição de "comportamentos aceitáveis" para cada gênero é uma grande falácia e a causa de muita dor... #indignado

    ResponderExcluir
  13. @rita, obrigado!

    @aline, isso aí, ensinando desde cedo!

    @daniel, a gente imagina e sonha que seja assim, né?

    ResponderExcluir
  14. @atilas, infelizmente o preconceito existe e muita gente se deixa levar por isso. tava imaginando aqui os quartos brancos. ia ser interessante pois eles não seriam guiados por estímulos já prontos.

    @cara comum, você disse uma grande verdade. e essa dor é causa de muita angústia e problemas.

    ResponderExcluir
  15. Oi railer... realmente meu post complementa o seu, maravilhosamente. Essa questão dos super-heróis sempre voltados para o publico masculino, inclusive as super-heroínas, é preconceito puro. Nós as mulheres ficamos simplesmente ao léu. Garotinhas também gostam desses brinquedos e no entanto são voltadas à brinquedos de meninas.... bobagem.
    No mundo atual, todos devem ser e fazer o que sejam capazes de realizar. É pela igualdade que se luta não pela segregação... e isso deve começar na infância.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. @margot, bobagem mesmo e que bom se todos os pais começassem a pensar assim!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas