quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

indo às compras

quantas vezes você vai ao supermercado por semana? esse semana eu fui mais de três vezes, sempre pra comprar algo específico e saía com mais coisas, tornando-me parte da estatística relatada numa pesquisa que li no jornal 'valor econômico'.

eu estava lendo sobre as compras do varejo e as mudanças de comportamento do consumidor em supermercados. hoje menos de 10% das pessoas fazem a tradicional 'compra do mês', algo que era muito comum principalmente por causa da inflação.

mas mesmo ficando menos tempo, a gente gasta mais que antigamente, pois vai mais vezes, visitas rápidas (quando a fila permite) de menos de meia hora.

além disso, a pesquisa mostrava que, mesmo indo no corredor onde está o produto que a gente procura, todo mundo acaba comprando o dobro do total de coisas que pretendia.

o que causa essa indisciplina hoje em dia? seria a facilidade de encontrar os produtos que desejamos? o momento econômico em que nos encontramos? no meu caso, tem o fato de que morar sozinho me faz comprar poucas quantidades pra não estragar nada, então tenho que sempre estar voltando ao supermercado.

10 comentários:

  1. Supermercado e shopping centers são psicologicamente arquitetados para te fazer gastar mais. TUDO ali é pensado nesse sentido. Nada é por acaso. O chão é liso para que você ande devagar. Os produtos essenciais (pão e carne) estão sempre no fundo e os supérfluos nos corredores da frente, mais próximos ao caixa.
    Em shopping, raramente você verá a luz do dia nos corredores internos. Também não verá sinal de relógio, tudo isso para você perder a noção do tempo. E por aí vai.

    Eu, como detesto supermercado, entro, pego o que tenho que comprar, pago e vou embora. quanto menos eu ficar num, melhor.

    ResponderExcluir
  2. eu ja compro bastante tb
    ainda mais q meu pai trabalha num supermercado e tem conta, e posso comprar no fiado kkkkkkkkk
    coitado... afundamos ele todo mes, minha mae e eu
    rsrs
    abraços amigooo

    ResponderExcluir
  3. eu sou das antigas ainda faço a compra do mes, mas volta e meia acabo voltando pra olhar outras coisinhas rsssss, bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu ia falar dessa questão organizacional do supermercado, mas o Daniel já falou.

    Mas será que a gente comprar um pouco a mais deve ser encarado como indisciplina? Só se, ao final, o produto estragar em casa. Se a gente acabar consumindo, foi uma indisciplina - vá lá -, mas não um desperdício.

    ResponderExcluir
  5. eu faço compras pro mês no supermercado.
    detesto supermercado.
    morro de preguiça!
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. eu ODEIO ir ao supermercado, ainda mais que aqui em casa minha mãe faz compras para o mês todo, passamos horaaas infinitas dentro daquele lugar cheio de prateleiras... arght!!!

    Beijooooos

    ResponderExcluir
  7. Nossa sou bem dificil ir ao supermercado, mas quando vou fico impaciente.

    abraços.

    ResponderExcluir
  8. Acho que sou uma exceção, consigo ir ao supermercado e sair de lá com exclusivamente o que fui comprar. Mas dependendo da promoção e da validade, é legal aproveitar umas promoções...

    ResponderExcluir
  9. hahah..ótimo texto, sofro do mesmo mal amigo, tb acabo comprando mais do que necessito....

    ResponderExcluir
  10. Penso que seja mais um caso de gula / consumismo, pois muitas coisas, compramos de impulso...

    E compra menores, pode melhorar a qualidade dos produtos que compramos, como por exemplo legumes, ainda pode aproveitar alguma boma promoção que venha aparecer.

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas