quinta-feira, 1 de julho de 2010

eu desligo por você


continuando a falar do celular e do impacto das novas tecnologias em nossa vida, uma coisa que incomoda muito é quando você está com alguém à mesa e, além de conversar contigo, essa pessoa fica mexendo no celular, trocando torpedos, lendo email, tuitando... isso quando não atende/faz ligações.

a designer ingrid zweifel lançou um projeto chamado 'my phone is off for you' (meu telefone está desligado por você) com o conceito de que precisamos dar atenção a quem está conosco num evento social seja um jantar a dois ou em família.

assim, ela desenvolveu algumas ferramentas como carimbos com a frase da campanha ou até guardanapos para envolver o celular e que realmente bloqueiam o sinal dele (veja no site oficial).

como ela mesma diz, "é uma revolução que independe de ferramenta ou produto. depende apenas das pessoas. ao se desconectar você será levado a interações com mais foco, vai aprofundar relações e contribuir para uma vida longa e saudável".

tem hora que fico preocupado com as necessidades que vão sendo criadas como, por exemplo, checar mensagens toda hora, coisa comum em usuários de blackberry ou iphone. a tecnologia vicia a gente, mas é preciso saber dosar. usuários do famoso fone branco, por exemplo, podem estar perdendo oportunidades boas de ouvir uma conversa bacana que vai gerar uma ideia ou até mesmo de se mostrar disponível para que alguém chegue para conversar.

tem gente que acha isso besteira.
são justamente as pessoas que estarão no celular enquanto você come sozinho.

14 comentários:

  1. Não gosto que interrompam um papo gostoso ao vivo para trivializar no celular... tem gente que não se toca! Emergência sempre? Existe tanta urgência? Ah... tanta tecnologia cansa! Estraga amor...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu concordo. Temos que dar mais valor à presença social do nosso acompanhante à mesa! Adorei a foto do post, criativa.

    ~Até a próxima, querido amigo.

    *DB*

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho "nomofobia". Não consigo viver sem meu celular. E ainda sou capaz de deixar uma pessoa falando sozinha para começar a teclar nele.

    eu sei, eu sei... é feio.

    ResponderExcluir
  4. pior e a pessoa querer falar no celular e mastigar ao mesmo tempo...ate vira falta de educaçao. bjos otyimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Por incrével que pareça, eu consigo mexer no celular enquanto falo com uma pessoa, sem tirar o foco da conversa ao vivo.

    Mas é claro, sempre q eu posso, eu evito. Não custa nada né ;)

    abrazz

    ResponderExcluir
  6. Usar o celular para ser objetivo é uma dádiva essa tecnologia, mas para baterpapo e soltar torpedos a toa à mesa ou conversando com alguém é gafe. Abraço

    PS: para desligar a música é embaixo de tudo.

    ResponderExcluir
  7. Ôii, bom eu não desligo não, até pq o que prevalece em mim é o bom senso de saber usar..Seestou acompanhado é claro que não vou ficar no sms, no blackbarry e etc..Agora atender uma ligação e ser rápido pra não ser desrespeitoso com quem está em nossa companhia é sim uma questão de bom senso pra ambas as partes..

    Dand.

    ResponderExcluir
  8. eu mesmo tenho "manias" com o celular, mas nao deixo de dar atenção a meus amigos por causa disso...

    é realmente chato qdo fazem isso
    :)

    ResponderExcluir
  9. Muito legal!
    Todos deveríamos fazer isso, uma enorme demonstração de respeito e consideração!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de celular, como eu disse no post anterior (acho).

    Mas confesso que o acesso à internet e às redes sociais como o Twitter me interessam, até mesmo porque eu adoro tweettar besteira.

    E é desagradável sim quando a pessoa fica mais animada com o inaminado e trata o animado como ananimado. U.U

    ResponderExcluir
  11. Mais uma ótima chamada!
    Realmente à mesa é chato.
    Mas tem hora em que a gente faz mesmo! :p
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Acho q nem 8 nem 80. Não precisa desligar, mas se mancar que não dar atenção ao outro que está com vc é um desrespeito.

    O que me emputece é neguinho atender uma ligação e emendar um papo enorme com o outro....como se vc não estivesse ali. Acho q o mais correto é um "fulano, não posso falar muito que estou jantando/conversando agora. Depois falamos com calma"

    Tb ODEIO quando estou na casa da pessoa e ela atende o telefone e se tranca num quarto ou na cozinha me deixando com cara de pateta no sofá da sala.

    ResponderExcluir
  13. Bem legal o texto! Me ajudou a refletir e perceber que preciso me policiar porque tenho uma certa dependência do meu celuar. Além de interromper vários momentos, para me conectar ao mundo virtual através dele, principalmente, depois que migrei para o android. Abraços!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas