domingo, 25 de julho de 2010

chame o gerente

essa semana eu tomei café da manhã com um amigo numa lanchonete em ipanema, uma dessas casas de suco com mesinhas na esquina. pra começar pedi uma vitamina de banana com aveia e um sanduíche. quando chegou a vitamina, eu comecei a tomar e fiz sinal para a garçonete. ela se aproximou e eu falei 'gostaria de falar com o gerente ou alguém encarregado, por favor'.

então ela me olhou com os olhos arregalados e perguntou qual era o problema, se tinha alguma coisa que não estava do meu agrado. então falei que não tinha nada. em seguida chegou um senhor e me perguntou o que era. daí eu falei que eu tinha pedido uma vitamina de banana com aveia e que, quando provei, achei deliciosa. completei dizendo que eu gostaria que ele falasse isso para a pessoa que preparou a vitamina. ele agradeceu e saiu com um sorriso no rosto.

espero que você não tenha ficado espantado como a garçonete. a questão é que a maioria das pessoas só fala quando tem algo a criticar, poucas são as que elogiam qualquer tipo de serviço. muitas vezes a gente nem vê quem está lá atrás fazendo as vitaminas, mas imagino que essa pessoa deve ter gostado do comentário que eu fiz.

normalmente a gente só aciona os responsáveis quando quer reclamar.

até mesmo nossas redes de contato são acionadas sempre que a gente tem um problema ou está passando por alguma dificuldade. daí é legal a gente pensar que também deve se manifestar mesmo que algo ruim não tenha acontecido.

são maneiras simples de se agir e que trazem bons resultados.

15 comentários:

  1. Gostei da sua atitude. Foi uma surpresa boa para a pessoa que preparou o seu lanche.

    Trabalho em comércio e pessoas do setor onde eu trabalho já foram elogiadas por um atendimento tão bom que excede expectativas. Eu mesmo já fiu elogiado algumas vezes, geralmente quando alguém os atende antes e de maneira muito ruim. :D

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  2. Acredito que as pessoas deveriam falar mais das coisas boas sim, das que as agradam, que lhes aprazem.
    A maioria tem a 'política da reclamação', que chamo.
    No meu trabalho é assim.
    Há muitas pessoas que sentem que tudo está ruim.
    E acredito também que o pensamento ruim atrai o negativo.
    Bela atitude positivista!
    Gosto disso!
    Beijo!

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  3. Eu tento levar isso em prática de vez em quando também.

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  4. tmb gostei da sua atitude! legal mesmo! imagino a satisfação de quem preparou a vitamina...e a sorte dos que pediram a mesma vitamina depois do seu elogio! hehehe

    []s

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  5. com certeza deixou o dia de alguem bem mais feliz, otima semana

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  6. Railer,

    Com certeza!
    Atitude digna de um líder.

    Abs.
    Diego

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  7. Ai ai.. você sempre dando uma baita lição de moral em todos nós.. Adorei. Vou praticar isso mais vezes, não tenho muito costume, mas vou me esforçar.

    ~Até a próxima, querido amigo.

    *DB*

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  8. Super a favor!
    Não nenhum crime no politicamente correto!
    Bela apologia Railer!

    Abs!!

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  9. OI Railer, como vai?
    Não gostei que vc abandonou o figura 220. Sinto falta da sua presença lá, dos assuntos que vc postava. Me dá um vazio quando as pessoas abandonam os blogs... não sei porque, sinto uma perda, como se tivesse perdido um amigo. De repente a pessoa deixa de existir no mundo virtual...
    Aos poucos vou me acostumar com o Railer on line... mas não será assim, tão simples, vai ter que ir me cativando, como fez no figura 220.

    Bjao pra vc!
    Jalile

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  10. Digna atitude.
    Pelo espanto da garçonete vemos o quanto as pessoas não estão acostumadas com gestos do tipo.
    Virei mais vezes, posso?
    Folhas secas de minha estação.
    Simplesmente Outono.

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  11. Muito bom, Railer! E a reação da garçonete mostra o quanto as pessoas só devem interagir quando veem algo para reclamar. Uma pena.

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  12. Muito boa a postagem!! Devemos mesmo incentivar a qualidade, a criatividade...
    Grande beijo

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  13. adorei.
    Eu mesma tenho esse costume.
    As empresas geralmente tem um departamento pra isso também...
    Uma vez, precisei do atendimento da Net (arghhh), que geralmente a gente só reclama? Pois é... Fui tão bem atendida (e rapidamente) que questionei o atendente como eu poderia elogiar o atendimento. Prontamente ele me encaminhou ao departamento responsável (acredito que seja a gerencia dele).
    Enfim, este tipo de atitude também DEVE fazer parte do nosso dia-a-dia.
    beijão!!

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