domingo, 24 de janeiro de 2010

avatar


já escutei muita gente dizendo por aí que o filme é muito bom, inovador, que o filme é isso, que é aquilo. na boa, eu achei que é muito mais que tudo isso! hehe

avatar é uma nova experiência em termos de cinema. eu vi em 3d, o que aumentou ainda mais essa sensação. o filme emociona, envolve (você não sente passar as três horas), te faz torcer e te apresenta uma fotografia muito linda, com paisagens de tirar o fôlego, animais que assustam e impressionam e até plantas que brilham.

a conexão com a natureza e os animais é outro ponto bacana no filme. como se a harmonia entre todos os seres vivos tivesse que ser realmente sentida por eles.

os efeitos especiais são fantásticos e em nenhum momento a gente fica com a sensação de que está vendo bonecos animados. tudo é muito real. as cenas de vôo, por exemplo, em cima da floresta ou acompanhando quedas d'água só contribuem para isso. a semelhança entre cada humano e o seu avatar também impressiona pela riqueza de detalhes, expressões e sutilezas até mesmo no olhar.

o filme se passa no planeta pandora, habitado pelos seres azuis (os na'vi) e que esconde em seu solo um metal muito valioso e cobiçado pelos humanos. um fuzileiro naval tem a chance de se passar por um dos habitantes do planeta, conectando sua mente a um corpo na'vi desenvolvido em latoratório. a ideia é aprender sobre hábitos e costumes para adquirir confiança e, posteriormente, solicitar a retirada do povo dali. mas uma guerra começa.

vários críticos estão comparando este filme a um faroeste (colonizadores X índios), já que a conquista de um novo mundo é motivo para o conflito. independente disso, o filme vem com um alerta para a preservação do planeta, de como a gente não deve desistir e lutar por algo que é nossa fonte de vida.

avatar já ganhou o globo de ouro de melhor filme e melhor diretor, sendo um grande candidato para indicações e posteriores premiações no oscar 2010.

somando-se ao sucesso do filme, encontra-se disponível um guia oficial (em inglês) para quem quer aprender o idioma na'vi, criado por paul frommer, um linguista da universidade da califórnia (veja em 'learn na'vi').

"oel ngati kameie".

19 comentários:

  1. Rapaz, esse é um dos melhores filmes que vi nos ultimos tempos, sem exagero algum!

    abração

    ResponderExcluir
  2. Cara, arranjei um tempinho nas férias para matar a saudade dos posts de meus amigos ainda virtuais. Um dos meus planos nessas féria é assistir Avatar em 3D. Se não cumprir esse desejo minhas férias não ficarão completas.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi!!Tinha sumido um pouco esse mês, mas voltei!
    E sobre o filme, acho que sou um dos poucos que não vi ainda, mas quero muitooooo ver!Mas tô enrolando pra ver se vejo em IMAX...hehe!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. 3 horas?? nossa eu fiquei lá esse tempo todo???

    ResponderExcluir
  5. Não precisamos ir tão longe para comparar este filme.. (indios x colonizadores).. aqui pertinho tem comparação... Pandora estava sendo destruída por uma mineradora, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu tb ainda não vi....dessa semana não passa.
    Quer ver de novo comigo, aí do lado da sua casa?

    ResponderExcluir
  7. O pessoal daqui de casa também viu em 3D!
    Todos adoraram o filme!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, todos estão elogiando este filme. Eu ainda não fui assistir, mas pretendo!! Obrigada pela dica!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Vi esse filme esse fim-de-semana, logo vou postar minhas impressões sobre o que vi, mas adianto que será muito parecido com que li aqui!
    Bah! A fotografia (com o plus do 3D) é mesmo impressionante!
    Passear por Pandora à noite deve ser uma experiencia sem precedentes!
    MUITO BOM!!

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que a questão de colonizadore X indios foi muito explorada sim, porém a questão de uma forma de liberdade pra mim, foi a mensagem principal do filme, pois o cara é cadeirante e se sentia "livre" dentro de seu avatar... Também a questão de conectividade , estilo "second life" está intríseco no filme, não temos como negar!

    enfim, um filme muito bom e diferente!

    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Tô louco pra ver esse filme, em 3d, claro, mas aina não consegui...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Realmente, o filme é bom viu... já é o filme com maior bilheteria mundial, bateu o record de Titanic *-*

    ~Até a próxima, amigo. Final de semana tem coisa nova lá no blog.

    *DB*

    ResponderExcluir
  13. Ain, ainda não ví, mas já marquei de assitir..só tô com medo de ser o único a não gostar porque a humanidade toda idolatrou..Rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. É a sensação do momento.
    E ainda não deu pra mim ir ver.
    Querooo muitoo.
    Só toh com medo de ter a mesma idéia do Dand aí de cima.
    Pq todo mundo idolatrou titanic e eu não achei muita coisa.
    Vai saber neh? rsrs

    =D

    ResponderExcluir
  15. Cara, infelizmente vi na versão camelo ¬¬'...

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Querido Railer, mais uma vez comungo com suas idéias. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. Ahhhh...hoje, dia 20/02, pela 5a vez tentei assistir Avatar. O problema é que vou com a minha filhota e então prefiro os horários mais concorridos para acompanhar o horário da pequena e nunnnquinha consigo. Acho que vou esperar o DVD, infelizmente.
    Bjo, Desirée

    ResponderExcluir
  18. eu vi essa semana, em casa!
    amei!!!!!
    lindo mesmo!
    só não chorei pq mama estava do lado
    kkkkkkkk
    mas deu vontade quando aquela arvore enorme começa a cair! a expressão do povo ao ver aquilo....
    mto lindo... tenho uma copia e ja vi parte dele denovo... rsrs

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas