sábado, 30 de agosto de 2008

combate ao fumo

29 de agosto foi o dia nacional de combate ao fumo. de manhã assisti a uma reportagem no 'bom dia brasil' em que a atriz mara manzan falava de seu afastamento das novelas devido ao câncer de pulmão, já que fumou por mais de 40 anos.

ela dizia que 'o fumante sabe dos riscos, mas brinca com isso, fazendo piadinhas, achando que não será atingido por algo mais sério'. e completou afirmando que hoje quando vê alguém fumando vai logo dizendo algo que só agora constatou, que ela 'não tinha idéia de como o câncer de pulmão doí tanto.'

o programa ainda alertou sobre os fumantes passivos, que inalam as toxinas através da fumaça dos outros e também sobre os riscos de se fumar na presença de crianças, além de não ser uma influência positiva.

antigamente as propagandas de cigarro associavam o fumo ao esporte, gente bonita (veja exemplos aqui, com papai-noel fumando e até como conquistar uma mulher soprando a fumaça na cara dela!). mas ainda bem que isso teve fim e as pessoas se conscientizaram mais.

eu nunca fumei. nunca achei sinal de status ou de ser bom para pertencer a algum grupo. pelo contrário, sempre achei feio aquelas pessoas nos comerciais, na rua ou em boates segurando cigarro e fazendo pose. sem contar que é uma parada fedorenta e que deixa os dentes amarelos e estranhos.

e beijar boca de fumante? terrível.

pretérito perfeito: 10 anos após a morte da princesa diana

3 comentários:

  1. putz!!! que isso railer!!! to de cara com a propaganda do bebe e do papai noel...ainda bem que as coisas mudam, evoluem...

    ResponderExcluir
  2. jô, se você já conseguiu uma vez, vai conseguir de novo! te desejo bastante força de vontade e disciplina. e não desista!

    ResponderExcluir
  3. exatamente como penso
    tb nunca fumei e odeio o cheiro horrivel do cigarro
    acho horrivel e ridiculo tb aquela gente q faz pose pra fumar... aff
    tem gente q acha q abafa fazendo isso
    mas ficar do lado e gente assim nao é nada agradevel
    assim como o perfume de uma pessoa exala só de passar do lado, o cheiro de fumantes tb, e nao é nada agradavel...

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas