segunda-feira, 19 de maio de 2008

o céu não é mais o limite

o google está completando 10 anos e cada vez fazendo mais sucesso. uma das marcas mais bem sucedidas dos últimos tempos, já virou até verbo em inglês ('google it!', ou seja, 'procure por isso no google!')

os criadores, sergey brin e larry page, tiveram a brilhante idéia a partir de um projeto de doutorado e revolucionaram a internet organizando as páginas e auxiliando a busca do conhecimento. diferente dos outros sites, que combinam as palavras, eles inventaram o pagerank, um modo de estabelecer prioridade de acordo com os resultados mais relevantes.

e eles não sabiam como ganhar dinheiro com isso, mesmo assim aperfeiçoavam sempre a ferramenta. só depois vieram os 'links patrocinados', que permitem a qualquer um anunciar online e também permitem que vários sites disponibilizem espaço para publicidade (como os anúncios do google na barra lateral deste blog. clique e confira!).

e assim eles seguem, adquirindo empresas como picasa, youtube, orkut e continuando a criar ferramentas sem ter visão comercial num primeiro momento. exemplo é o google maps, google earth e o google sky, para ver os mapas de rua, a terra e o céu, respectivamente... a idéia é diversificar o seu leque de produtos e serviços (existe um laboratório de criação, o google labs, em que é possível ajudar nos testes).

entre as idéias mais recentes está o google ocean, para vermos o mapa do mundo submarino e também o google mars, que trará imagens da superfície de marte. além do novo conceito 'cloud computing' cuja idéia é acabar com as instalações de programas, permitindo que os usuários tenham acesso a softwares online (o google docs já está começando, com processador de texto, planilha e apresentação de slides).

até onde o google vai? não sabemos...
taí uma resposta que o próprio google também não tem.

* fonte: caderno de informática do jornal 'estado de minas'

4 comentários:

  1. como dizem por aí: O google vai dominar o mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. ae railer!! parabens pelo texto muito bem escrito e de facil compreensao! da pra entender tudo, bem esclarecido por vc!
    to conferindo o google sky!

    ResponderExcluir
  3. Dominar o mundo? Já passou disso, já está em Marte. E também acho que ainda vem muito pela frente.

    ResponderExcluir
  4. No incio da minha adolescência, eu tinha fitas K7 e discões de vinil. Alugava filmes naquelas fitas de meio quilo, enormes. No meu primeiro curso de informatica, eu aprendi DOS e Windows 3.11... Logo em seguida, veio o CD, o DVD, o Windows 95, a internet. ICQ, e-mail, msn, orkut, mp3, webcam, skype, google, iPod, celular com maquina digital junto. Tudo isso é bom, mas tudo acontece depressa demais. A gente não tem tempo mais para se acostumar com uma realidade, a proxima ja esta nas lojas (= você tem que COMPRAR $$$). Eu sou cientista, adoro as descobertas, o estudo e até fiz disso meu trabalho. Mas eu acho que as coisas andam em um ritmo acelerado demais com uma intenção ultima distorcida demais (= fazer gastar).

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas