sábado, 3 de maio de 2008

homem de ferro

ontem fui ao cinema com o amigo/blogueiro m.balbino, do 'cinética do caos'. assistimos a 'homem de ferro' (iron man) e ficamos até após os créditos para ver a cena final que indica uma possível continuação da franquia e introduz um novo personagem que será vivido por um ator famoso.

o filme é baseado nas histórias do mestre stan lee, criador de grandes personagens dos quadrinhos (e posteriormente dos filmes) da marvel. ele faz participação especial numa cena que chega a ser confundido com o grande dono da playboy. já comentei sobre sua participação especial nos filmes de seus super-heróis quando falei de outro filme da marvel, o quarteto fantástico.

tony stark, vivido pelo excelente robert downey jr. (chaplin), é um homem cheio de dinheiro, muito inteligente, herdeiro de uma grande empresa e que possui um ego inflado. tem as mulheres que quer e mora numa super casa computadorizada num rochedo à beira do mar da califórnia. quando é preso durante a apresentação de uma poderosa arma, ele precisa criar um traje para conseguir fugir, surgindo assim um protótipo do qual surgirá o homem de ferro.

downey jr. está muito bom neste papel e criou um personagem bacana, irônico e ao mesmo tempo divertido e persistente quando o assunto são novas tecnologias. sua inteligência permitiu que ele criasse robôs que o auxiliam em casa além de uma fonte vital de energia. e ele desperta mais seu lado humano quando se dá conta da realidade que envolve a criação de armas e sua utilização: proteger X atacar.

o elenco conta ainda com gwyneth paltrow (capitão sky e o mundo de amanhã) como a fiel assistente pepper potts; jeff bridges (seabiscuit, k-pax) como o empresário obadiah stane e terrence howard (o som do coração, valente) como o capitão jim rhodes. todos bem convincentes em seus papéis.

é interessante reparar o merchandising por trás dessa grande produção. aliás, isso é algo que o cinema americano sabe fazer muito bem, de forma sutil e de maneira que fique registrado em nossa mente sem interferir na decorrer da história. além da moderna revista wired (recomendo), há burguer king, audi, computadores apple, dell, celulares lg entre outras marcas que aparecem em momentos importantes.

o filme tem uma trilha sonora bem rock, com o tema 'iron man', do black sabbath, tocado ao final. e efeitos especiais muito bem feitos, como as cenas de vôo e as seqüências de luta.

quem já era fã, vai gostar muito da forma com que o herói foi materializado no cinema. quem não era fã, tem tudo para se tornar, já que este é um super-herói que tem um coração iluminado, seja no peito ou fora dele.

3 comentários:

  1. Eu adoro a maioria dos filmes de super heróis. Estou ansiosa para ver este.
    É bom ver que um cara talentoso como o Downey Jr conseguiu dar a volta por cima de seu problema com drogas.
    beijao e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é realmente muito bom. Melhor do que imaginei que seria. Recomendo tb! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Homem de ferro é o máximo!!!
    Super poderes atribuídos graças à inteligência do herói.
    O filme é fantástico... e como você mesmo disse, Robert Downey Jr. arrasa e os efeitos especiais são extremamente bem feitos.
    Pra quem ainda não viu, também recomendo.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas