sexta-feira, 25 de abril de 2008

pincel no word (mbv)

iniciando as postagens relativas ao movimento blog voluntário, que tem como objetivo passar dicas e ensinamentos aos usuários menos familiarizados com informática, vou mostrar uma ferramenta do microsoft word que é muito útil e tem gente que não conhece.

o microsoft word é o processador de textos mais usado atualmente e possui entre seus botões a ferramenta pincel (marcada na figura). o pincel serve para copiar a formatação de um texto já existente, ou seja, copiar o tamanho da letra, o tipo de fonte, a cor, o espaçamento de parágrafo etc.


na figura a seguir, as frases não têm a mesma formatação. assim, clique no pincel e passe o mouse (que agora terá a forma de um pincel) sobre o segundo texto.


o resultado pode ser conferido abaixo. simples e economiza um bom tempo já que não precisamos mais ficar ajeitando várias partes do texto para ficarem iguais.

ah, mas se você quiser colocar formatação igual em várias partes do texto (por exemplo, mudar os títulos de vários capítulos), não precisa clicar toda hora no pincel e fazer a mudança. nesse caso existe um jeito mais fácil.

basta você clicar duas vezes no pincel (duplo-clique) e ele ficará ‘preso’, ou seja, acionado para você aplicar a formatação onde quiser, quantas vezes quiser. para depois liberar o pincel, basta clicar no botão novamente.

Um comentário:

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas