quarta-feira, 23 de abril de 2008

estômago

recomendo a todos assistirem ao filme brasileiro 'estômago', co-produção brasil-itália, que estreiou este mês nos cinemas depois de já ter sido exibido (e premiado) em festivais pelo brasil e pelo mundo. o filme é baseado no conto 'presos pelo estômago', do livro 'pólvora, gorgonzola e alecrim', de lusa silvestre.

raimundo nonato é um nordestino que chega à cidade grande e descobre seu talento para a culinária preparando coxinhas num bar. ao ser descoberto por um dono de restaurante, ele então conhece a cozinha italiana, seus temperos e sabores.

paralelamente vemos a história de raimundo nonato na prisão (reparem o 'm' do cartaz) e como ele vai conquistando a confiança dos companheiros de cela à medida que começa a cozinhar e melhorar a refeição servida.

independente do local em que se encontra, vemos o protagonista vivenciar as relações de poder da sociedade e aprender como a comida pode lhe trazer benefícios como sexo, respeito, além de sua própria sobrevivência. e apesar da aparência simples e humilde, ele se mostra bastante esperto e atento a tudo.

a sua intimidade com os pratos que prepara é sentida através da trilha sonora sempre mais calma que evoca o paladar e nos dá uma sensação de tranquilidade, nos convidando a apreciar o momento.

além do ator baiano joão miguel, o elenco traz a atriz curitibana fabiula nascimento (a prostituta íria), babu santanta (bijiú, o chefe da cela) e o titã paulo miklo (etcétera), entre outros.

no site oficial é possível fazer download de um livro com receitas de comidas que aparecem no longa-metragem e outras inspiradas nele, criadas por blogueiros donos de 'blogs de comida', como diz o próprio livro, que viram o filme como convidados.

há de tudo, desde a famosa coxinha de frango até o xinxin de galinha, com leite de côco e farofa de dendê.

um filme muito bacana, que garante boas risadas e bons momentos de suspense até o seu surpreendente final, tudo sem perder a inteligência. e prepare-se para ser fisgado pelo estômago, de maneira boa ou indigesta.

3 comentários:

  1. pelo que vc descreveu do filme, parece ser otimo mesmo...
    ainda mais quando se tem prisao, cadeia.. gosto de filmes assim...

    ResponderExcluir
  2. poxa, to em falta por aqui... é q eu tava sem pc em casa, e aqui na webb tem andado complicado pra parar pra ler.. rs..
    mas adorei ter te visto hoje, mesmo q rapidinho...

    beijos mil!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas