sexta-feira, 4 de julho de 2014

ubuntu

li tempos atrás um texto que falava de ubuntu

contava a história de um antropólogo que fez uma brincadeira com umas crianças na áfrica, fazendo-as apostar corrida para chegar a um cesto de doces, que seria do vencedor. dada a largada, todas as crianças deram as mãos e correram juntas. então pegaram o cesto e distribuíram os doces entre si. ele ficou espantando e elas lhe ensinaram uma grande lição: ubuntu. como uma delas ficaria feliz com os doces vendo todas as outras tristes?

ubuntu significa 'eu sou quem eu sou pelo que nós somos', ou seja, eu sou quem eu sou por causa das outras pessoas e do que todos juntos formamos. é uma grande verdade que é bastante difundida na áfrica e vem da expressão zulu umuntu ngumuntu nagabantu. uma outra tentativa de tradução seria 'humanidade para com os outros' ou 'a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade'.

conheci essa palavra quando vi o filme/documentário 'i am because we are', escrito e produzido por madonna, que chama a atenção para a vida de milhares de crianças órfãs da aids, no malawi, no coração da áfrica, crescendo sem pais, sem orientação, sem cuidados e em condições sub-humanas. nessa jornada, vemos vários problemas enfrentados por eles, os danos causados e os esforços que madonna, o governo e outras pessoas têm feito para tentar reverter os erros do passado e evitar que novas gerações sofram.

é um filme bem triste, mas é uma realidade que não pode ser deixada de lado. todos estamos conectados e nossas ações podem afetar a vida dos outros. com esse conhecimento, devíamos parar e nos perguntar: o que temos feito em relação a isso?

abaixo segue o trailer do filme (em inglês). nele o bill clinton também fala de ubuntu, sobre como 'o que temos em comum é mais importante do que nossas diferenças'. aqui o link oficial do projeto.



"... as pessoas são iguais em todos os lugares.

todos sangramos da mesma cor, todos queremos cuidar de nossas crianças, 
e todos queremos amar e ser amados." (madonna)

4 comentários:

  1. Eu conheci a palavra por conta do Sistema Operacional Linux! :P
    Momento Sheldon Cooper...

    Esses documentários são fantásticos... é muito duro pensar que apesar de todos os avanços ainda há pessoas que estão nessas condições.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. tô com o Latinha nessa, tb conhecia por causa do sistema linux, mas faz sentido eles usarem a palavra porque é um sistema que é construído a partir do trabalho em equipe, definitivamente o Railer On Line não é só um rostinho bonito, é muita cuca no lance!
    (revelei idade agora né?)

    ResponderExcluir
  3. Conhecia a palavra pela história das crianças mesmo !
    Não há conceito mais verdadeiro, bastar querer ver !

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci a palavra por conta do Sistema Operacional Linux! [2]
    Incrível - e chocante - esse documentário!!!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas