quarta-feira, 2 de julho de 2014

deu tilt

de vez em quando recebo comentários de pessoas achando legal como o blog traz curiosidades de coisas e expressões com as quais a gente convive mas que muitas vezes nem se liga. como, por exemplo, quando fiz uma postagem sobre o sabão em pó omo cujo nome é uma sigla (relembre aqui) ou a embalagem do amaciante mon bijour e sua mensagem subliminar.

na última semana, quando um computador na empresa não estava funcionando direito, ouvi a expressão 'deu tilt'. daí pensei em escrever uma postagem sobre isso, pois muita gente não sabe de onde vem esse termo.

usado para referenciar quando algum problema acontece, o 'tilt' surgiu na época dos videogames e fliperamas, particularmente por causa das máquinas de pinball ('tilt' em inglês quer dizer 'inclinar'). essa mensagem aparecia quando o jogador tentava trapacear, inclinando ou balançando a máquina para não perder a bolinha ou para direcioná-la para os locais onde ganhava mais pontos. depois de um tempo, um mecanismo começou a ser usado como segurança, travando o jogo e fazendo o jogador perder 'uma vida' quando ele tentava roubar dessa forma.

curiosidade: entre no www.google.com e busque por tilt. veja que doido!
mas volte aqui depois pra comentar a postagem hein!


8 comentários:

  1. Mais uma que eu não sabia !

    Abraço !

    ResponderExcluir
  2. @marcos, raileronline também é cultura! ;-)

    ResponderExcluir
  3. também não sabia essa. que ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Uso muito essa expressão! Até pq eu tô sempre dando (!) tilt... hehehe!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma que eu não sabia ! [2]

    Caraca, que legal.. agora meus favoritos sempre foram os simuladores de corridas... Até hoje não raro, ainda gasto "umas fichas" naqueles carrinhos.

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. @foxx, raileronline também é aprendizado! ;-)

    @fred, lembra do filme 'detona ralph'? tinha uma menina que dava tilt. hehehe

    ResponderExcluir
  7. @latinha, eu não curtia esses, mas pinball era meu preferido. quando escrevi esta postagem e coloquei o link pra jogar online, fiquei um bom tempo lá jogando! ;-)

    ResponderExcluir
  8. Muito bom saber.
    Cada dia mais informado com Railer! rsrs..Abraços

    BLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | ORKUT | GOOGLE+

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas