quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

clube de compras dallas

inspirado em fatos reais, clube de compras dallas (dallas buyers club) é um filme forte, bem feito e que mereceu as seis indicações ao oscar, incluindo melhor filme.

ron woodroof (matthew mcconaughey, que emagreceu incrivelmente para o papel e está indicado ao oscar de melhor ator) é um eletricista texano, homofóbico, que é diagnosticado como portador do vírus hiv. numa época em que a aids era atribuída apenas a homossexuais, ele vai sentir na pele todo o preconceito e a discriminação que ele mesmo pregava.

sem acesso ao azt, que não era totalmente liberado, ele vai buscar formas alternativas de conseguir o medicamento. entretanto, percebendo os efeitos tóxicos do seu uso (já que não tinha sido testado devidamente), ele resolve buscar ajuda no méxico e encontra outros remédios que não só passa a usar, mas também começa a contrabandear para os estados unidos, criando o clube de compras.

a fim de conseguir clientes que necessitavam de remédios, a maioria gays, ele vai se unir ao gentil travesti rayon (jared leto, em ótima atuação e indicado a melhor ator coadjuvante) e assim, aos poucos, vamos percebendo sua transformação em um defensor das vítimas da epidemia.

inclusive ele vai comprar uma briga contra a indústria farmacêutica que abusava da fragilidade e do pouco tempo de vida das pessoas, demorando a liberar novos medicamentos, além de cobrarem preços altos. tudo isso enquanto tenta também prolongar ao máximo seus dias de vida e os de seus clientes do clube, que ele passa a conhecer melhor e a respeitar. um filme nobre e comovente.



6 comentários:

  1. Caro Railer,
    Um filme muito bom. Excellente o papel desempenhado por Mathew McConaughey - se ganhar o oscar é inteiramente merecido!!!
    :-)
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não consegui ver nenhum dos filmes indicados, mas gostei dos teus comentários!!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. desses indicados, so vi trapaça... e mesmo assim não gostei...
    mas vou ver esse depois...

    ResponderExcluir
  4. Queria tanto ir ver este filme e ainda não consegui :s

    ResponderExcluir
  5. Vi nesse findi. Muito bom mesmo! McConaughey e Leto arrasaram!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas