ir ao zimbábue e ver as cataratas ao vivo é um espetáculo da natureza indescritível. imagino a reação do escocês david livingstone, que remando sua canoa encontrou a belíssima queda (a sorte dele é que estava na época de seca, senão ele teria despencado de lá). ele deu o nome à catarata em homenagem à rainha victoria da inglaterra.
maio, a época em que estive lá, é a de maior volume de água. então toda a extensão tem quedas incríveis. devido ao relevo, a parte mais à direita (veja na foto acima), que pertence à zâmbia, fica seca em algumas partes do ano, pois é mais alta que a esquerda, que pertence ao zimbábue.
a fronteira dos dois países passa também no meio da ponte. aliás, dessa ponte muitos corajosos saltam de bungee jump ou de pêndulo (não saltei pois queria fazer outros passeios e o preço, em dólares, não é nada barato).
o passeio por victoria falls é todo feito pelo lado zimbábue, de onde é possível se ter uma ótima visão de todos os pontos. a vegetação ali, por causa da abundância de água, é típica de uma floresta tropical, o que difere bastante do resto da áfrica.
os guias nos dão capas de chuva, mas de nada adianta. você vai se molhar e muito! lá no meio é tanta água caindo e circulando que até parece chuva. eu já sabia e fui de camiseta de corrida (bem leve), bermuda de praia e chinelo. ainda levei a câmera e celular naqueles saquinhos de alimento (zip lock) que vedam legal.
ao final do passeio, fui até à ponte (passando pela imigração, que te dá um papelzinho de 'visita rápida') para se ter outra visão do lugar e do cânion para onde toda a água segue. agora quero conhecer foz do iguaçu, que dizem ser incrível também.
primeira queda dágua
parte de queda mais alta
visão do curso das águas após a queda
coragem: na seca é possível nadar na
'piscina do diabo', no lado da zâmbia
voltando da zâmbia, um pé em cada país!
que lindo!
ResponderExcluirTive medo da piscina do Diabo... Lindas fotos!!! Adoooro! Hugz!
ResponderExcluirQue coragem nada nessa piscina do diabo...
ResponderExcluirSó de ver, já gela o coração...
Abraços!