segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

posição do ar

o verão chegou com tudo e o rio de janeiro já atinge temperaturas acima de 40 graus! alguns dias têm ficado como uma estufa, um calor terrível e o jeito é recorrer a um ventilador ou ar-condicionado. pra mim, a única desvantagem do ar-condicionado é quando você sai dele e recebe aquele bafo de ar quente.

uma coisa que notei aqui no rio é que, talvez por questão de estética ou talvez seguindo o padrão dos americanos ou europeus, a grande maioria absoluta dos aparelhos de ar-condicionado são instalados abaixo das janelas. 

no hemisfério norte, essa é a posição dos aquecedores. eles ficam na parte de baixo pois o ar quente sobe!  aqui, como nossa preocupação é esfriar ao invés de esquentar, nossos aparelhos deveriam estar no alto do quarto (na casa da minha avó era assim. vovô sempre foi muito inteligente).

eu tenho ar-condicionado aqui no rio e este fica embaixo da janela, impossibilitando até que eu mude a cama de lugar, por questão de espaço e também de vento direto nela. ele ainda faz um esforço pra esfriar o quarto, mesmo com a paleta pra cima, soprando o ar frio até onde consegue. ao lado da janela, no alto, há um grande espaço vazio que poderia muito bem ter sido melhor aproveitado.

14 comentários:

  1. gente, esses arquitetos não tiveram aula de física na escola não?

    ResponderExcluir
  2. Na minha ex-casa, os aparelhos antigos, que "vieram" com a casa, ficam embaixo da janela. Os novos, que foram instalados depois que passamos a morar lá, ficam no alto.

    ResponderExcluir
  3. Railer:

    Aqui graças a Deus deu uma amenizada no calor, mas o fim de semana foi uma alegria...só na piscina mesmo...rs.

    Abraços querido.

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosto do ar condicionado, mas minha rinite não curte muito não... mas deste lado da ponte os dias também tem sido bem quente.

    Essa questão dos aparelhos é "clássica", acho que era por questões estéticas que o povo colocava na parte inferior.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Um "adendo"...

    A única vantagem dele na parte de baixo da parede, é que dá para parar em frente do aparelho e deixar o ar entrar por baixo da camisa! kkkk

    ;-) Quem nunca, né?!

    L.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa o ar condicionado fica na parte de cima no quarto, esfria o ambiente rapidinho... mas já vi em diversos hoteis eles bem baixos e horríveis realmente de resfriar... povinho PORTUGUÊS né? rsrsrsrs

    beijooos

    ResponderExcluir
  7. passo pelo mesmo problema. Mas infelizmente não podemos mudar, porque não pode alterar a fachada do edifício. Com split mudou um pouco isso, mas a dor de cabeça para instalar é que desanima tb. Abs

    ResponderExcluir
  8. Então ... e ninguém pensou nisso ??

    ResponderExcluir
  9. O meu fica em cima! E satisfaz! Hehehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  10. @foxx, acho que não... hehe

    @daniel, muito bem!

    @edilson, faz tempo que não vou a uma piscina...

    ResponderExcluir
  11. @latinha, verdade, quem nunca... rs

    @aline, eu tento pensar que é a estética mesmo, pois não é possível uma coisa dessas! rs

    @mário, split é luta!

    ResponderExcluir
  12. @marcos, acho que não...

    @fred, quem fica em cima e satisfaz? rs

    ResponderExcluir
  13. Não suporta calor, e viver com 40º não deve ser nada fácil, só com ar condicionado mesmo, desde que o filtro esteja limpo, senão já era o nariz, alergias, rinites etc...

    ResponderExcluir
  14. @ro fers, verdade, o ar-condicionado deve ser limpo com frequência.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas