sábado, 17 de setembro de 2011

e não sobrou nenhum


desde adolescente eu sempre adorei livros de mistério e suspense. uma das autoras de quem sempre gostei foi a inglesa agatha christie.

um dos livros dela que sempre me fascinou foi "o caso dos dez negrinhos" (ten little niggers), recentemente relançado com a tradução do título americano original "e não sobrou nenhum" (and then there were none), devido ao primeiro título ter sido criticado por ser racista e politicamente incorreto.

a história fala de 10 pessoas que são convidadas para uma mansão numa ilha onde, um a um, eles vão sendo mortos de acordo com um poema sobre dez negrinhos. não há mais ninguém além deles na ilha e ninguém sabe o motivo nem quem está por trás dos crimes.

o final é surpreendente e o livro é bastante envolvente.

uma vez que você começa a ler e o mistério tiver início, você vai viciar e não vai quer largar até entender o que está acontecendo, o que só vai ser possível mesmo na última página. a narração é muito boa e as descrições do lugar e das pessoas vão dando pistas que só depois a gente enxerga.

a história já foi cinema várias vezes e um dos filmes mais recentes baseado neste livro foi identidade, sobre 10 pessoas presas num motel de beira de estrada por causa de uma tempestade e que vão sendo assassinadas uma a uma. a versão foi modernizada e o final, também surpreendente, é bem diferente do livro, mas tem o seu valor.

leiam o livro e vejam o filme. depois me contem.


7 comentários:

  1. Eu não gosto muito de suspense não. Nem posso, já nem tenho mais unha, senão daqui a pouco começo a comer cutícula hahaha

    Glee eu já assisto. E acho que é por conta daquilo tudo que eu falei que a série me cativa tanto.

    Abração Railer!

    ResponderExcluir
  2. Não sou um fã de suspense, seja em livros ou filmes, mas sempre tive uma certa vontade de ler este da Agatha, mas nunca lembro de comprar um...

    Ps: esse politicamente correto às vezes beira o excesso, né? Não pode escrever "o caso dos dez negrinhos", mas pode dizer anteriormente publicado como tal? #Fail hehehe

    ResponderExcluir
  3. Quando eu comecei a ler este livro, não consegui mais parar! Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito de suspense, minha preferida é Anne Rice ... li todos os livros dela !!
    Valeu a dica !!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li um Aghata Christie, acredita? Vou ver se acho esse.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro Agatha Christie! E esse livro é um dos melhores dela! Tenho uma edição de 1976 (ano que nasci) que trato como tesouro pessoal! Só não esperava encontrar alguém que tb gostasse... hehehe! Bacana! Só essa adaptação do filme eu não gostei muito, não! Hugz, gatão!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas