segunda-feira, 27 de setembro de 2010

festival do rio 2010


já começou o festival internacional de cinema do rio de janeiro, edição 2010. são mais de 300 filmes em várias mostras sendo exibidos em apenas duas semanas. como costumam chamar aqui, é a maratona de cinema do rio. veja aqui o site oficial.

quem me conhece já sabe que gosto de correr e também da minha paixão pelo cinema, então nem preciso dizer que estou participando, assistindo a alguns filmes de acordo com o que o tempo permite.

nesse final de semana fui conferir 'o universo de keith haring' (the universe of keith haring), sobre o artista pop e um dos grandes ícones da cena novaiorquina dos anos 70 e 80 que pregava que 'a arte é pra todos' e gostava de desenhar em qualquer lugar disponível, inclusive no metrô.

ele transitou ao lado de madonna, andy warhol e o filme mostra depoimentos de sua família e amigos. também acompanhamos suas viagens ao redor do mundo, inclusive quando ele esteve no brasil e desenhou um painel durante um show de ney matogrosso. keith faleceu de aids no início dos anos 90 mas deixou sua marca através de seus traços inconfundíveis, fortes, marcantes e cheios de movimento.

foi legal ver que a inspiração surgia e ele começava a desenhar, não importava o tamanho do painel, sem fazer rascunho ou correções. as linhas iam surgindo e o resultado sempre era muito bom. antes de morrer, ele criou uma fundação para ajudar crianças portadoras de hiv.

8 comentários:

  1. Interessante, mas tem se preparado para correr menino (culgo como tem ido os treinos)?

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pena que esses festivais culturais se limitam a Rio e São Paulo. =/

    ResponderExcluir
  3. A exposição de obras dele que eu vi em em SP chegou ao Rio.

    http://rioshow.oglobo.globo.com/eventos/keith-haring-selected-works-3265.aspx

    ResponderExcluir
  4. daniel, gostei de saber da exposição aqui no rio! claro que vou conferir! obrigado!

    ResponderExcluir
  5. ah, agora começa a temporada da gente se atualizar por aqui, né?!
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Pena que esses festivais ficam restritos a capitais...apesar que sempre que vou ao cimena acontece algo desagradável, tipo pessoas desagradáveis...então prefiro ver filmes em casa, mas sei que nada substitui a telona...
    Abraço!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas