domingo, 29 de novembro de 2009

valores

vejo muita gente reclamando de seus trabalhos e procurando novas oportunidades. o comentário da maioria é o mesmo, 'a empresa não me dá valor'. assim como na nossa vida pessoal, em que a gente procura alguém que nos valorize, do mesmo modo ocorre na vida profissional.

as empresas oferecem muitas coisas para agarrarem um bom profissional, mas muitas se esquecem de manter o que foi dito. isso gera desconforto, falta de confiança e insatisfação.

quem não está satisfeito e demonstra isso, muitas vezes não é bem visto. e se aparece alguma oportunidade legal para mudar de emprego e ter um upgrade de desafios, salário e condições de trabalho, a empresa vem oferecer algo, normalmente um aumento de salário, para que o funcionário continue ali.

quer dizer então que o seu valor não era aquele que vinham te pagando? por que não te ofereceram mais dinheiro antes, como mérito do que você faz? por que a maioria das empresas não valorizam o profissional enquanto ele ainda faz parte dela?

dar cursos, capacitar e investir em pessoas é algo que deveria ser natural, já que uma empresa é feita de pessoas. se você ou sua equipe são sempre deixados de lado, tudo fica ruim e o resultado será refletido na produtividade.

alguém olha para as pessoas na sua empresa? existe um departamento de recursos humanos ou este apenas serve como um departamento de recrutamento e seleção? ninguém quer se sentir desperdiçado ou desvalorizado fazendo um trabalho e, acredite, as pessoas vão buscar satisfação, seja em outra área, seja em outra empresa.

observe sua equipe e seus colegas e tenha sensibilidade suficiente para detectar problemas desse tipo. uma relação transparente é fundamental para criar confiança e evitar problemas.

17 comentários:

  1. Oi Railer, tudobem?
    Realmente, muitas pessoas nunca estão satisfeitas com seus emopregos, acabam demosntando isso de uma forma ñ muito bem vista como vc disse. É natural vc querer buscar algo melhor, que lhe traga mais benefícios, mas as vezes essa mudança acaba sendo contrário, infelizmente. Eu já passei por isso, no momento em que pedi demissão de um emprego, meu ex patrão veio me oferecendo aumento etal, mas eu recusei, pro princípio mesmo, pois ñ sou de fazer esse tipo de coisa para ter benefícios.
    Eu já escrevi sobre os momentos que tive, que vivi, em muitos posts anteriores.

    Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  2. Mas o certo não seria a pessoa se manter capacitada e informada sobre as oportunidades?

    Pois não adianta nada querer que as coisas caiam do céu...

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. gosto sempre da sua maneira de conceituar pensamento e reflexão de vida.

    é pena que nao aprecia meu espaço!
    abs

    ResponderExcluir
  4. Adoro sinceridade e transparencia.. mas vamos combinar que nem sempre rola, né amigo? Obrigado por visitar meu blog =)

    ~Até a próxima, ah... só faltam dois posts pra eu encerrar o ano.. fica ligado lá :)

    *DB*

    ResponderExcluir
  5. Entendo muito bem o que dissestes neste post, mas acho que também vai de cada profissional criar o seu ambiente propício de trabalho, como você disse" "uma relação transparente é fundamental"...

    E sobre o anel dos elementos químicos, eu tb não usaria, mas como sou doido por química, tenho certeza de que eles ficariam muito bem na minha prateleira... hehehe!

    []'s

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com vc. Mas as vezes existe uma certa tendência de viver os valores mais propícios num ambiente de trabalho de forma inversa, ou apenas pra alcançar uma determinada meta. A isso eu chamo de equívoco comportamental. O contrário você disse o bem é = a transparência.
    Bela postagem.
    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post!
    O ambiente corporativo nem sempre é saudável como deveria ser! E poucos são os profissionais de RH que sabem que sua função é muito maior...
    Boa semana pra vc e todos os seus amigos do blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Você deveria ser chefe de uma empresa pra colocar esses pensamentos em prática. Se todo mundo pensasse assim, seria difícil ver os funcionários desmotivados...

    beijosss

    ResponderExcluir
  9. Até acho que o meu trabalho, não tem o devido valor.
    Mas acho que a desvalorização esta acontecendo é no mercado de trabalho e não nas empresas, hoje tu vem muitas pessoas com diplomas e pós graduação de faculdades de empregos.
    Então o jeito é a gente se contentar com o que temos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Trabalhar no que gosta e ser bem remunerado por isso é privilégio de poucos... To lutando pra fazer parte desse grupo seleto e sair da rotina do trabalhar pra viver. Precfiso trabalhar por prazer!

    Sorte!

    ResponderExcluir
  11. As pessoas tem que se valorizar, para serem valorizadas também.
    Mas eu sei que tem empresas que são fogo.
    O jeito é ganhar na loto e não precisar trabalhar, haha brinks :)

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Vou ser bem sincera, tudo tem 2 lados!
    Meu namorado tava participando de uma seleção. O salário era X, os bens eram Y, tinham direito disso e deveres daquilo.
    Assim que foram escolhidos, alguns ja começaram a reclamar do salário, fazer corpo mole...

    Po, se aceitaram, se foi tudo contratado...pra que reclamar ???
    Se n ta contente, se manda logo!

    Eu tenho dó de alguns chefes, viu! rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  13. eu estou satisfeito com onde trabalho!!! a empresa lá investi sim...dá cursos e reconhece o bom funcionario!!! eu mesmo sou mto reconhecido e sou bem visto aos olhos do chefe!!! acho q isso nos ajuda a ser mais dedicado ao trabalho!!!

    abraços!

    ResponderExcluir
  14. Realmente relação transparente, em todos os âmbitos, é fundamental!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Assim como tudo na vida, só passam a dar valor qdo perdem. :(

    abraços!

    ResponderExcluir
  16. Trabalhei em uma empresa onde o gerente fazia comentários do tipo:
    - Se não quiser trabalhar, tem 50 pessoas querendo a sua vaga (com um bolo de currículos na mão).

    Isso acontece em várias empresas e, mesmo assim, elas continuam no mercado. Acredito que as empresas que sejam a liderança do seu ramo tratem melhor os seus funcionários investindo em motivação (bons salários, planos de saúde, ambiente confortável, política justa, etc).

    Algumas empresas preferem continuar na sua pequenez, outras tem uma visão mais além e sabem que funcionários motivados e bem treinados são sua escada para o sucesso.

    ResponderExcluir
  17. e estou insatisfeito pq ainda não consegui arranjar emprego ou estágio na minha área. Isso td só pq eu ainda estou no 1°ano de facul, aí é mais dificil mesmo.
    mas logo eu entro no segundo e aí já era!

    flwee railer

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas