quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

experiência moderna

outro dia li uma reportagem sobre como as fotos que a gente tira estão acabando com nossa memória. as pessoas não fazem muito esforço pra guardar coisas já que as câmeras registram tudo e também existe o google pra ajudar a pesquisar qualquer coisa. assim, basta tirar foto e pronto, tá armazenado.

muita gente nem olha direito as coisas, mais preocupadas em 'registrar' pra depois 'compartilhar'. as pessoas não querem mais curtir a experiência, elas querem é mostrar que estiveram presentes em determinado lugar ou evento.

no artigo em questão, uma psicóloga dava um roteiro para as pessoas num museu. algumas tinham que levar câmera e fotografar determinados quadros. outras tinham apenas que ver os quadros com os olhos. depois ela fez um teste de memória mostrando vários quadros para ver quem identificava aqueles que estavam no roteiro, perguntando se tinham vistou ou fotografado determinada peça de arte, inclusive perguntando sobre detalhes.

o resultado foi que a turma que olhou 'com os olhos' lembrou muito mais das coisas enquanto que a turma que fotografou não teve o mesmo desempenho, ou seja, olhando pela câmera acabaram perdendo o momento, os detalhes e a possibilidade de perceber melhor o quadro.

isso acontece mais do que a gente imagina. talvez seja precisa um retrocesso nesse caso, para passarmos a curtir mais a vida e curtir menos as fotos. fica a dica.


6 comentários:

  1. Concordo, lacemos a campanha
    "Menos imagem e mas memória"!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O que pode levar a uma triste conclusão: o que os olhos não vêem, o coração não sente....
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe falava que nós tirávamos e tirávamos fotos com ela e ela NUNCA via tais fotos. E realmente, depois que as fotos digitais surgiram, nós não nos preocupamos mais em revela-las. Triste isso. Se o PC der pau.... adeus! Nem na mente, nem no papel.
    O que voce disse acima me lembra de "mentes" brilhantes que perdemos... o precioso conteúdo não escrito, se vai. Me lembra também a máxima de Exupery..."Só se vê bem com o coração..o essencial é invisível aos olhos"...ou algo parecido.

    Beijos railer

    ResponderExcluir
  4. @dih melo, isso aí!

    @jose, bem colocado. não tinha pensado nisso. encaixou o provérbio.

    ResponderExcluir
  5. @margot, minha mãe e tias reclamam da mesma coisa. por isso eu procuro sempre fazer um álbum, desses tipo revista, com as melhores fotos. recomendo!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas