quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

casa x escritório

essa semana o jornal 'the new york times' publicou um artigo sobre a decisão do yahoo! em acabar com o home office e trazer para o escritório todos os funcionários que trabalhavam de casa. a responsável pela decisão é a ceo marissa mayer.

tá certo que a empresa não anda bem das pernas e quer entrar de novo para o cenário competitivo, com algum diferencial criativo e inovador. só que muitos funcionários que têm que cuidar de filhos pequenos ou pais idosos ou ainda se deslocar longas distâncias para o escritório não gostaram da decisão (com razão). 

realmente o trabalho em casa pode gerar mais produtividade e menos criatividade, enquanto que, no escritório, é o contrário, pois a interação entre as pessoas propicia um ambiente colaborativo que favorece a criatividade, mas podendo ter impacto na produtividade.

o yahoo parece que está tentando trazer o 'espírito e cultura' de outras empresas como a zappos, facebook ou o google (de onde a ceo veio) para dentro de casa, a fim de se reerguer e buscar novas ideias e caminhos.

acredito que o trabalho remoto é uma tendência, mas realmente existem alguns tipos de função que não se encaixam nesse perfil. uma solução mista poderia ser mais adequada em alguns aspectos. mas, no fim, tudo  vai depender mesmo é da estratégia de cada empresa e de decisões internas.

11 comentários:

  1. Concordo com o que disse no último parágrafo Railer. Atuei em sistema home office e gostei - e muito - da experiência: você faz seu horário, trabalha vestido confortavelmente e precisa ser disciplinado com resultados, telefonemas e visitas a clientes.

    Foi a melhor experiência de produtividade que tive, pois você sabe que a responsabilidade de gerar o resultado positivo é somente sua, mesmo atuando em equipe.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Bacana a informação no post...
    Trabalhar no escritório ou em casa, tem o lado positivo e negativo.
    O resultado depende muito do trabalho em equipe.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. lá na agência, onde trabalhamos com internet tb, poderia ser um trabalho remoto, contudo trabalhamos lá juntos exatamente para poder melhorar a criatividade

    ResponderExcluir
  4. Eu "funciono" bem trabalhando em casa - quando é possível. Acho que depende muito - não só do perfil da empresa - mas principalmente da pessoa. Para alguns rende, para outros nem tanto... hehehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  5. É, realmente depende do que a empresa está buscando, e como vc disse tem a relação criatividade X produção, mas depende muito do tipo de trabalho e dos colaboradores, claro .
    Abraço !

    ResponderExcluir
  6. então é aguardar pra ver se vai dar resultado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Home Office é uma coisa bacana e que funciona bem, eu tenho amigos que trabalham remotamente - inclusive em algumas viagens nossas! kkk

    Alem da disciplina é fundamental penso ser fundamental ter as pessoas com o perfil adequado para isso.

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Parece que eles não entendem que essas mudanças afetam todos.

    ResponderExcluir
  9. @heron, também já atuei nos dois lados e ambos são interessantes.

    @ro fers, vale a experiência, pelo menos pra conhecer.

    @foxx, muito bom isso!

    ResponderExcluir
  10. @fred, é preciso se organizar pra trabalhar em casa. muita gente não consegue.

    @marcos, tudo depende de muitos fatores mesmo.

    @aline, verdade. vamos ver...

    ResponderExcluir
  11. @latinha, o remoto permite também a mobilidade, como você falou, mas o perfil tem que ser levado em conta.

    @cleber, na verdade entendem que sempre vai haver gente incomodada, mas, na boa, nem pensam nisso quando o que está em jogo é o futuro da empresa.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas