segunda-feira, 14 de junho de 2010

horários

lembro de quando entrei na universidade e ia ao orelhão (!) ligar para minha mãe. orelhão, numa cidade universitária, sempre tinha fila e lembro que uma vez demorou muito e eu só consegui falar com minha mãe às 21h30!

lembro de como falei rápido com ela pra ir embora porque já era muito tarde. eu era um calouro e estava começando a rotina de estudos sem nem ter muita noção de como tudo seria.

depois de um tempo descobri: muitas matérias e trabalhos, várias provas, matéria acumulada para estudar, dia cheio de aulas, tarefas de casa pra cuidar e por aí vai. então passei a ter que utilizar a noite como companheira a fim de cumprir as atividades.

a questão é que até hoje, anos depois de formado, isso me persegue. não consigo dormir antes de meia-noite nenhum dia. por que fui deixar isso acontecer? por que o horário de 21h30 agora parece cedo pra mim? daí tenho dormido só tarde e, com isso, ficado mais cansado no dia seguinte.

essa semana pretendo começar (ou pelo menos tentar) a dormir mais cedo, no máximo 23h. eu gosto de acordar cedo e aproveitar o dia, mais do que a noite. como tudo na vida, é uma questão de disciplina e organização que preciso retomar.

já me disseram pra me forçar a levantar mais cedo todo dia que daí vou ficar cansado e acabar dormindo cedo. será que funciona mesmo? parece tratamento de choque.

como você lida com isso? alguma ideia diferente pra me sugerir?

15 comentários:

  1. eu levanto às 6h e procuro não dormir depois das 22h. Durmo com as galinhas.

    ResponderExcluir
  2. eu levanto às 6h20, mas nesse frio tá difícil levantar! às vezes o cansaço é tanto que o sono vem no sofá mesmo diante da tv. Não tem regra, mas procurar deitar cedo, mesmo sem sono, força o corpo a relaxar. Abs

    ResponderExcluir
  3. Hum, eu na epoca da faculdade tb nao conseguia dormir cedo, ate me acalmar demorava, dai depois que terminou, eu começei a ter um habito de vovó e tomava leite quente antes de dormir...nao se se foi a simpatia, ou o cansaço, mas hj ja me reeduquei, no maximo as 23h ja to agarrada no meu travesseiro, e realmente faz tda a diferença no outro dia, ah proposito, eu ainda nao comprei o pezinho pra maquina, mas sabe que to ate achando uns lugarzinhos bons de deixar ela ? prometo que vou cuidar pra nao deixar cair,bjos boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Tenho o mesmo hábito e nem consigo controlar. Apenas não dá. Tentei acordar cedo, mas isso não funcionou. Até Lexotan para dormir cedo e tentar me regular não funcionou. Tomei uma semana e nada.
    Mas se conegui me ensina como.

    ResponderExcluir
  5. Bah, sou péssimo conselheiro pra isso, porque durmo tarde e adoro dormir tarde. É à noite que minha mente funciona melhor, tenho mais inspiração, vontade, etc.

    Acordo relativamente cedo (8h30) mas mesmo que acorde maldizendo o mundo nem penso em mudar meus hábitos noturnos porque já é parte inerente de mim hehe

    Qto à peça de teatro inspirada na minha experiência pessoal,

    (http://lennysmind.blogspot.com/2010/06/500-dias-com-ela-e-uma-epifania.html)

    é uma história verdadeira. Vivi um romance complicado e transformei-o em uma peça de teatro. Estreamos há um ano (modéstia à parte com sucesso) e agora paramos um pouco porque a atriz está na Austrália...

    Transformei lágrimas em ouro hehehe
    Bem diz Woody Allen: "A comédia é igual a tragédia + tempo..."

    Grande abraço
    Clênio
    www.lennysmind.blogspot.com
    www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cara, tinha o mesmo problema que você. Hoje, com 37 anos, casado e com filho pequeno, consigo me forçar a dormir às 23:00h quando tenho que acordar às 6:00h para treinar. Se eu vou dormir depois de meia-noite, aborto o treino da manhã e procuro treinar à noite. Mas isso é raro. Minha regra é não treinar se for dormir menos de 6 horas. Se não, minha imunidade baixa e tenho boa chance de pegar uma gripe.
    abraço.

    ResponderExcluir
  7. Eu me levanto às 6h praticamente todos os dias, então me forço a dormir mais cedo.
    E á noite, tento começar a ir desligando os aparelhos mais cedo pra não dormir muito tarde.
    É habituar-se mesmo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, vc tá parecendo eu

    Eu não tenho nenhuma dica pra te dar naum. Se vc conseguir descobrir um meio eficiente, me avisa tbm.

    e boa semana Raileer

    ResponderExcluir
  9. oi Railer, td bom? respondendo ao seu comentário no meu blog, o treino da materia da revista contra relogio, são mesmo 10 tiros de 1 minuto com 1 minuto de intervalo.
    Sobre o seu texto sobre o sono.. vc ja leu o livro do Nuno Cobra, semente da vitoria... ele diz que pra treinar bem devemos começar com uma boa noite de sono. E que nas vc deve ir pra cama as 19:00 (muito cedo) é claro que vc não vai conseguir dormir essa hora, mas talvez as 21, vc consiga...Ele tem toda uma teoria, vale a pena ler.
    Bj... vou mudar a foto do blog.. valeu a dica

    ResponderExcluir
  10. Oi Railer, tudo joia? comoigo tá tudo indo cara..to meio meio rs.

    Olha, a minha disciplina é dormir 7 horas por dia,eu acho o suficiente pra mim. Costumo dormir de meia noite as 7..7:30 no máximo..
    Fui acostumado desde pequeno a dormir tarde, nunca dormi antes das 23, então não tenho dificuldades a me adaptar com este horário noturno.
    No máximo, uma sugestão que posso te dar é tentar encontrar a sua quantidade de horas de sono pra que não se sinta cansado no dia seguinte..daí dormir mais cedo, ou mais tarde será uma questão de preferência mesmo. Dorme mais cedo ..acorda mais cedo..dorme mais tarde acorda mais tarde..Não adianta fugir disto.

    abraçoos

    ResponderExcluir
  11. qdo nao acordo 4:15 pra trabalhar, nunca acordo antes das 10 rsrs
    de ferias entao... vou dormir mais de 2, 3 da manha e acordo depois do meio dia...
    mas desde pekeno e sempre tive sono desregulado.. minha infancia todo sofria de insonia!
    hj ainda sofro um pouco, mas ja durmo mais rapido..
    mas acordar cedo... é um problema!
    mesmo q eu durma 10 da noite, nao consigo levantar antes das 9 da manhã! rsrs
    preciso de uma rotina tb...
    sei oq fazer nao
    hushsh

    abraços ae amigo e boa sorte

    ResponderExcluir
  12. Tudo depende do seu corpo, o meu precisa de 6 horas de sono, por isso sempre durmo depois da meia noite e estou bala no outro dia...mas pelo que vc disse, vc acorda cansado, então acho que vc deve dar uma forçadinha e dormir mais cedo sim...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. tambem nao consigo dormir cedo e me falaram isso tb de acordar cedo que a noite seguinte da sono e pega o ritmo, mas pra mim nao adianta. acho que meu organismo acostumou a dormir pouco, e na epoca de faculdade afff era terrivel fazia igual vc hahah.
    abçs

    ResponderExcluir
  14. Também tenho a mesma tendência a extrapolar o horário e, no meu caso, o que funciona é uma disciplina redobrada. Aos poucos você vai se habituando a dormir mais cedo e, na fase inicial, é preciso se apegar ao hábito - se não, qualquer distração e pronto, lá está você indo dormir meia-noite e meia de novo.

    Não pode ter filme, livro, nada que prenda perto dessa hora.

    ResponderExcluir
  15. Realmente tudo é disciplina, principalmente o que envolve regime...

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas