domingo, 25 de maio de 2008

estado laico

neste domingo, são paulo foi palco da 12a parada do orgulho.
estima-se que mais de 3 milhões de pessoas foram às ruas para apoiar o evento em favor dos direitos homossexuais.

esse ano, a mensagem trazida pelo movimento nos remete a uma reflexão sobre o real papel do estado na vida do cidadão, que é o estado laico.


segundo o site oficial,
'um estado laico é um estado neutro em que as leis e ações (políticas públicas) não seguem princípios de nenhuma religião específica. [...] o papel do estado é garantir que todas as pessoas tenham os mesmos direitos, jamais impondo ao conjunto da sociedade - ou mesmo a uma parcela dela - restrições advindas de crenças de parte da sociedade, ainda que seja majoritária. os seguidores de cada religião cumprem sua fé e sua pertença religiosa da forma que acharem melhor, mas o estado deve ser governado para contemplar a todas e todos.'

não se pode compreender que seja laico um estado cujos governantes (vide congresso) se pautam em princípios religiosos e dogmáticos na construção das leis que regem a vida dos cidadãos (já comentei aqui sobre a atuação da bancada evangélica, que atrasa projetos de lei como a criminalização da homofobia).

por isso, o movimento em defesa dos direitos da diversidade sexual este ano apontou no sentido da luta que se deve desempenhar para que o estado laico seja vivenciado de fato em toda sua amplitude.

* colaboração da tia mercês, advogada.

2 comentários:

  1. não sei se é porque eu não faço atenção a isso, mas eu não me sinto discriminado.

    ResponderExcluir
  2. Eu vivo com minha parceira e não posso colocá-la como dependente nos benefícios de minha empresa. Também não posso me casar e ter direitos civis iguais aos que minha mãe tem com meu pai.

    Eu vejo isso como preconceito sim.

    E a lei precisa ser feita independente da religião de quem está lá para aprová-la.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas