terça-feira, 11 de janeiro de 2011

atraso

diz o ditado que mineiro não perde o trem. a gente sempre chega cedo nos compromissos, na local de embarcar pra viajar, seja onde for, sempre nos preparamos para eventuais emprevistos.

no brasil, quando o assunto são compromissos profissionais, existe uma certa tolerância que cada vez mais é aceitável. no meu último emprego nunca uma reunião começou no horário e isso já fazia parte da cultura do lugar. até nas reuniões em clientes já presenciei o famoso 'chá de cadeira'.

por que para muita gente é 'normal' esse atraso? quem é que gosta de ficar esperando alguém? mais que uma questão de pontualidade, existe uma questão de respeito com a outra parte.

caso não dê para cumprir algo, o mínimo que se espera é uma comunicação junto com um pedido de desculpas. são regras de bom comportamento que não custam nada e fazem muita diferença.

13 comentários:

  1. Faz parte da cultura do brasileiro, assim como o descaso, o desrespeito, a preguiça e a falta de planejamento. Essa cultura do atraso é um reflexo disso.

    Europeus são bastante pontuais, em especial, os alemães. O atraso de 1min já é considerado um faux-pas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post! Descreveu exatamente o que eu penso! Odeio atrasos. Não suporto esperar. Se eu marco um compromisso, sou pontual. Caso não dê pra eu chegar na hora, eu ligo, faço sinal de fumaça... sei lá, mas aviso. Pois não gostaria que o mesmo acontecesse comigo.

    ~Te cuida, rapaz. Até a próxima.

    *DB*

    ResponderExcluir
  3. ainda mais no rio.
    14:00h signgifica o intervalo entre 14:00 e 14:59.
    Só depois das 15:00 é que fica digno de pedido de desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Daniel, o que eu vejo aqui no rio é que muitas vezes as pessoas não aparecem nos compromissos, nem pedem desculpas ou dão alguma satisfação.

    ResponderExcluir
  5. That's true. É tão complicado explicar que o atraso pode até ser tolerado SE HOUVER UM AVISO, UMA MENSAGEM, LIGAÇÃO, o que seja.

    É muito comum as pessoas darem bolo assim, sem dar satisfação. Absurdo.

    ResponderExcluir
  6. DETESTO esperar qualquer coisa que seja
    sou uma pessoa pontual sempre que possível e se atraso 5 minutos já fico imaginando que a pessoa está esperando e vai ficar preocupado, já mando um sms ou ligo avisando o que aconteceu...
    pode ser a cultura do lugar, por aqui é assim também, mas a pontualidade é uma questão de personalidade! ;) eu acho!!

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que imprevistos acontecem, mas os evito. Realmente atrasar é péssimo, tb não entendo essa cultura do chá de cadeira.

    E tem coisa pior: desmarcar em cima da hora. É de matar.

    Mais uma vez, ótimo post.

    ResponderExcluir
  8. Gostei demais deste post Railer!

    Principalmente por que não perco o trem, seja ele qual for a hora. Considero um desrespeito com o outro o atraso ou a falta de aviso.

    Não custa nada avisar o atraso, é mais elegante.

    Um exemplo bobo, mas a ser seguido, está na entrada da noiva. Se ela demora, tem de pagar multa. Então, multa para todo mundo a partir de agora!

    Obrigado pela visita em meu blog. Já estou seguido seu e estarei por aqui sempre. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Tenho que pedir desculpas ao ano de 2011, pois ainda não cheguei à ele no devido tempo. Ainda estou correndo pra seguir viagem na mesma velocidade.

    Boa educação e canja de galinha não fazem mal a ninguém! rsrs

    Abraço!

    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  10. Bah, odeio esperar!
    Tenho o péssimo habito de ser pontual!

    Tstststs...

    Pior agora que o transito acaba dando a desculpa perfeita...

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Putz...eu odeio esperar, e por esse motivo não deixo ninguém esperando, a não ser que aconteça uma grande eventualidade...mas realmente comunicar o atraso faz parte dos bons modos...

    Quero morrerrrr quando marco alguma coisa e as pessoas e me deixam plantada igual a um pé de feijão!!!!

    Beijão e ótimo final de semana!

    =)

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc ! Quando diz que isso anda fazendo parte da cultura e quando diz que é falta de respeito com a outra parte...apoiado !

    ResponderExcluir
  13. Acho um saco quem não respeita horário. Sou chato com compromissos, tanto no pessoal quanto no profissional, e como bom taurino que sou, não tenho muita paciência pra esperar.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas