domingo, 30 de maio de 2010

hello, sidney

are you alone in the house? (está sozinha em casa?)
what's your favorite scary movie? (qual seu filme de terror preferido?)

no início de 1997 eu fui ao cinema com amigos para ver pânico (scream). eu tinha ficado assustado (e empolgado) quando vi o trailer pois a ideia era de arrepiar, um assassino que conhecia cinema, e fazia tempo que não aparecia nada de bom no campo do terror.

conforme esperado, o filme foi sucesso (inclusive venceu o mtv movie awards 97). a história brincou com os clichês do gênero, além de provocar medo, sustos, ter boas sacadas e o grande mistério (quem é o assassino e qual o motivo?). até então ninguém nunca tinha visto a assustadora máscara do grito (ghostface) e ninguém esperava que uma atriz famosa e talentosa como drew barrymore morreria em menos de 15 minutos de filme!

resultado de um bom trabalho do renomado diretor wes craven e do premiado roteirista kevin williamson, além de um grande elenco encabeçado pelo trio neve campbell, david arquette e courtney cox arquette.

em 1999 alguém volta a matar e surge a sequência, pânico 2, mais uma vez assustando e, desta vez, brincando com os clichês das continuações de filmes. então em 2001, com pânico 3, somos lembrados das regras para se fazer uma trilogia e como é possível brincar com isso e manter um clima de mistério e suspense.

a trilogia pânico gerou muito fãs, colocou atores disputando para morrerem nas cenas iniciais dos filmes, fez referências ao cinema e a hollywood, colocou diretores (como roger corman) e atores famosos (como carrie 'princesa leia' fisher) em papéis não creditados, abusou de intertextualidades, criou um filme dentro do filme (stab) e gerou discussões e teorias (se quiserem discutir comigo, vou adorar).

tudo isso numa época em que os celulares começavam a existir (sem eles a trilogia não funcionaria) e a internet iniciava no brasil, tendo sido pouco explorada para divulgação do filme.

então, dez anos depois, a grande dupla diretor/roteirista e o trio principal de atores se reúnem para o novo projeto, pânico 4, que avisa: 'nova década, novas regras'.

estou animado com a ideia de um novo filme. o que aconteceu aos personagens nesse tempo? por que alguém voltaria a matar e qual seria o motivo desta vez? em abril de 2011 teremos as respostas.

infelizmente o primeiro pânico nunca saiu em dvd no brasil.
tomara que agora lancem um box com a trilogia. eu quero!

16 comentários:

  1. Não acredito, que vai ter um novo filme!!!! Adoro a trilogia, também quero um box dos filmes!!!
    Muito engraçaddo quando a Sidney diz que com a sorte dela, só faltava a Tori Spelling ser a atriz que contaria a sua história... E la estava a Donna de barrados no baile no segundo filme, ou melhor no filme dentro do filme.
    sabe que não dá pra falar qual eu gostei mais, cada filme conta uma história e elas se encaixam perfeitamente no final. normalmente sequencias de terror são criticadas, hj nem tanto, mas naquela época... vontade de rever tudo já!!!! será que acho uma locadora aberta hj aqui em Ipatinga???
    Bjão adorei a novidade!!!

    ResponderExcluir
  2. tmb lembro, lamentavel mesmo todo mundo querendo esse filme....

    ResponderExcluir
  3. hahaha
    eu me lembro desse lance com a tori spelling. muito bom. a gente ficou surpresa da atriz aceitar fazer ser zoada assim.
    esse filme trouxe muita gente boa, inclusive patrick dempsey, o médico de grey's anatomy, era o policial que cuidava da sidney na terceira parte.

    esse filme dá o que falar. em relação às teorias, muita gente acha que o dewey tem algo a ver com tudo. e realmente há muita pista voltada pra isso.

    ResponderExcluir
  4. Ah, já gostei desse estilo.
    Agora, preciso de coisa mais light! hehehe
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Livro dos dias é uma música do Legião Urbana, não sei se tu não sabia mesmo
    ou está te fazendo que não sabe
    e eu mudei a cor do fundo do blog
    Não me dei conta que estava difícil para ler!
    Ótima semana pra ti seu mané
    abraço

    ResponderExcluir
  6. BOOOOO!

    HAHAHA

    eu lembro da época do lançamento do segundo. Eu tinha só 9 anos e fiquei morrendo de medo. Hoje eu adoro esse estilo de filmes.

    Certeza que ano que vem eu estarei no cinema para assistir o Panico 4.

    abraço e boa semana


    PS.: Jamais serei Colírio da Capricho kkk

    ResponderExcluir
  7. Nossa, sou doido pra ver essa trilogia.. nunca consegui ver =/
    mas com certeza irei no cinema ver o 4º filme! *O*

    ~obrigado pelo comentário no meu blog amigo. Realmente essa questão TempoxDistância é horrivel. Mas tentarei ver pelo seu lado da coisa.

    *DB*

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida, é uma das séries de terror mais bem-sucedidas da história, tanto em termos financeiros quanto em resultado final (mesmo que o terceiro capítulo soe meio forçado não há como não reconhecer suas qualidades).

    Acho difícil sair uma caixa com os 3 filmes em DVD porque o primeiro filme é de uma distribuidora diferente dos seguintes... Uma pena, pqe tenho só os dois últimos, infelizmente.

    Quanto ao quarto filme, tô doido pra ver, mas bem que a Sydney podia ser a primeira a bater as botas, né? Guriazinha chata pacas...

    Grande abraço
    Clênio
    www.lennysmind.blogspot.com
    www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. eu tenho o primeiro pânico em dvd, mas foi comprado em buenos aires, argentina.

    quanto a ser de distribuidora diferente, sei lá, eles precisam bolar um jeito de resolver isso. hehe a gente tá aguardando!

    eu acho que a sidney devia ser a primeira morrer também, mas não porque ela seja chata, mas porque ela já escapou muito dele e tá na hora de alguém pegá-la, ainda mais que já se vão dez anos, ela cresceu e nem espera por isso mais.

    ResponderExcluir
  10. Como uma coisa dessas foi me escapar hein! - tstststs - pobre pop alienado!
    Vi que tu e meu irmão querem a coitada da Sidney morta! Mas o que seria do filme sem o 'épico' - HELLO, SIDNEY!!
    Bem ou mal, os remanescentes acabam sendo a alma do filme! Por exemplo, o pobre policial, cada vez mais estropiado, coitado!!

    Vamos esperar então para ver em 2011!!

    ResponderExcluir
  11. óóóó
    mto legal!
    nao vi o 3 ainda! acredita? kkk
    qdo vi o filme, nao conhecia a Drew!!
    eu amooooooooo ela e todos os filmes dela!!!! q gracinha ela em E.T. rsrs
    qdo me falaram q era ela nessa primeira ceno do filme eu nao acreditei... tive q procurar no youtube pra ver...q cabelo era akele? kkkkkkk
    ela com certeza ela tá mto melhor hj em dia...
    na epoca era bem assustador mesmo, mas hj em dia dá pra dar umas risadas pelas mortes doidas..rsrs
    eu rio desses filmes.. acredite se kiser!!!

    verei o 4 sem sombra de duvidas....

    ResponderExcluir
  12. Aiuaiuaiauaiauai
    Terror e coisas do gênero
    definitivamente não foram feitas pra mim, rs...
    Bjoos e boa semana!
    =D

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei o primeiro Pânico, mas fiquei decepcionado com o 2º e o 3º pois eles caíram nos mesmos clichês que eles pretendiam ironizar no primeiro.

    Claro que não vou perder o 4º, mas aguardo com desconfiança.

    ResponderExcluir
  14. Oi Railler, tudo bem?
    Menino,eu fiquei fã desse filme, adoro. Ainda lembro do dia q assistir tal, foi massa demais. Louco pra ver o 4.
    Realmente, a adoção deveria ser mais facilitada mesmo e um pouco mais criteriosa em partes. Como exemplo o q vc citou, daquela senhora q saiu em todos os jornais.
    Ah, estou participando do concurso Top Blog, se puder vote em mim. Em meu perfil tem o link da votação, só ñ se esqueça de validar seu voto, clicando no link q irá rceber via e-mail.
    Obrigado
    Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  15. Cara, o negócio da distribuidora diferente não tem jeito mesmo, elas nunca vão acordar com uma caixa única com todos os filmes.

    Mas eu tenho essa edição especialíssima americana aqui abaixo, tem uns extras sensacionais, a argentina tb tem? Eu levo pra vc.

    http://www.amazon.com/Scream-Dimension-Collectors-Neve-Campbell/dp/630521610X/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=dvd&qid=1276368820&sr=1-2

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas