segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

email feliz

uma conhecida minha na empresa tem a mania de mandar emails todos os dias com o 'pensamento do dia'. aqueles emails felizes com o cabeçalho cheio de gente que fica maior do que o tal 'pensamento'. eu fui incluído nessa lista chata e todo dia de manhã chegavam as frases prontas.

semanas atrás respondi só pra ela com o texto: 'gostaria de ser retirado da lista de pensamentos do dia. obrigado'. eu já recebo muitos emails diariamente, tanto pessoais e nem se fala no trabalho, já que trabalho direto no computador o dia inteiro. além disso, como fiz computação, é raro uma piada, foto ou vídeo que eu ainda não tenha visto desde os tempos de universidade, quando muita gente nem usava internet.

a tal conhecida respondeu o email dizendo que ia me tirar da lista e nunca mais ia me mandar nada. então eu liguei pro ramal dela e expliquei a situação, que não é bacana mandar emails coletivos sem se preocupar se as pessoas querem recebê-los. completei dizendo que fui sincero e não queria simplesmente filtrar os emails dela direto pra lixeira, como já tinha gente fazendo. nada adiantou e ela comprou a briga inclusive dizendo que a 'amizade' foi comprometida.

por que as pessoas consideram isso uma ofensa ou grosseria? ninguém é obrigado a gostar do que a outra pessoa gosta. será que faz diferença na vida de alguém deixar de ver mensagens com frases de efeito?

as pessoas deviam ler mais sobre 'opt in / opt out', que são regras de etiqueta na internet para o envio de emails de marketing (só recebe quem autorizar e existe a possibilidade de parar de receber a qualquer momento) e que devem ser estendidas para o nosso uso comum.

já fiz isso com outras pessoas que me mandavam piadas, mensagem de powerpoint (pps), correntes e fui bem recebido. tem gente que gosta de mandar essas coisas e ainda te condena se você não repassar para mais dez 'amigos'.

eu mesmo, quando mandava boletim mensal falando das postagens do blog colocava em vermelho uma mensagem dizendo que as pessoas que não quisessem recebê-lo poderiam dizer e eu ia entender na boa que elas preferiam ler o blog quando fosse oportuno. simples, dei a chance de dizerem 'não' educadamente e algumas disseram. pra mim isso é muito normal.

não tome como pessoal quando algo assim acontecer com você. as pessoas tem gostos diferentes, prioridades diferentes. apenas respeite. se quiser mandar algo pra mais de dez pessoas num mesmo email, então é hora de criar um blog pra você.

21 comentários:

  1. Torça para ela não ler esta poistagem ou a amizade de vocês vai pro espaço de vez. :D

    Se a pessoa me mandasse somente estas mensagens, eu marcaria como spam. O problema é se ela manda alguma coisa importante também então, o negócio é ficar filtrando mesmo.

    E não importa o quão educado você seja ao discordar dos gostos dos outros, tem gente que não tolera ser contrariada de jeito algum.

    ResponderExcluir
  2. Imagina se todo mundo decide passar corrente da mosquinha azul pra todo mundo? Haverá um colapso no sistema de informações, a comunicação emperra de vez.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu geralmente aceito estes e-mail, mas faço a minha parte para não repassar, principalmente os na forma de corrente (na qual pela a minha conta, estou amaldiçoado para três vida, na verdade, mais)...

    Fique com Deus, Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bem , eu não gosto pelo fato que prefiro que a pessoa escreva ela mesma algo direcionado pra mim.
    Mas Geralmente essas correntes me servem como terapia, uma vez que tenho em organizar coisas um modo de relaxar, e nada melhor pra organizar do que jogar no lixo aquilo que não serve kkkkkkkkkkk
    Mas realmente tem gente que pega no dente essas coisas, o que nos resta é pedir a Deus sabedoria pra lidar com elas de maneira sincera mas que não leve nenhuma amizade ao fim.
    um abração !!!

    ResponderExcluir
  5. Se for feita uma analise rapida sobre essa pessoa... Ela manda mensagens positivas mas não as leva a sério neh. Pq se ela ficou ofendida com sua simples mensagem, é pq ela não tem toda essa positividade que tenta passar pras pessoas.

    E concordo com o Florindo. Torça pra q ela não leia esse post. hehehe...

    ResponderExcluir
  6. Essas mensagens são mesmo uó, fala sério. Não gosto de ler, e também não envio a ninguém.

    Para mim, uma babaquice.

    Enfim, há quem goste.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. O meu e-mail é bastante conhecido entre os professores da cidade e até pelos alunos também, por que trabalho na secretaria de educação; Então as vezes envio muitas informações importantes pra eles...porém, recebo cada mensagem bobas...nossa..as vezes fico horas apagando a caixa de e-mail.


    abraços

    Hugo

    ResponderExcluir
  8. ===

    Fico pensando que nem todos sabemos conviver bem com o universo chamado “o outro”, o nosso semelhante... Falo isso pensando nas muitas vezes em que fiz a mesma coisa que o teu post sugere. Não é pelos e-mails em si que recebemos, mas pela deselegância em nos “incluir” nessa ditadura da generosidade que força a calar, mostrando que é politicamente correto [apenas] o “consentir” sem nem questionar as razões...

    Não posso me calar ante o que não me convém!

    Convém que eu seja perguntado sobre as possibilidades. “Você gostaria de ser incluído na minha lista de mensagens de esperança-etcétera-e-tal?”. Sem polemizar, é o que penso.

    O pior de tudo é quando comprometem o que é mais importante (amizade, por exemplo). Sou forçado a concluir: “me” incluíram no transitório enquanto não “se” incluíram no que é perene...

    No final das contas, quem perdeu o quê? Apenas uma reflexão que não pede respostas...


    ===

    ResponderExcluir
  9. Briguei nada!!!!!!!
    Venho aqui sempre!!!
    Quanto ao post... Compartilho de seu ponto de vista. Porém, eu não tenho a sua coragem (ou sinceridade, como preferir) de falar com a pessoa. Eu simplesmente deleto antes mesmo de abrir. Mas as pessoas deveriam se tocar que estão sendo inconvenientes, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. O cúmulo a forma como ela se portou...acho q vc ainda deu importância demais em pegar o telefone e ligar pro ramal dela...deixasse pra lá. Vc mencionou q era apenas uma conhecida e não amiga....

    Eu já passei por isso e quem não me retirou da tal lista de forwards depois de eu ter pedido VÁRIAS vezes eu simplesmente cataloguei como SPAM.

    Tempos depois se uma dessas pessoas me diz algo como "ué, mas vc não recebeu meu mail falando isso e isso?" eu respondo bem arianamente: "Não, porque depois q pedi várias vezes pra ser retirado da sua lista de mensagenzinhas diárias chatas e vc não fez isso, bloqueei tudo q vem desse seu mail, mandando direto pra lixeira."

    Aí a pessoa se manca de como é inconveniente....

    ResponderExcluir
  11. Hummm Railer, isso é complicado mesmo... recebo diversos emails que não tenho paciencia de ver, mas simplesmente deleto... acho que não conseguiria mandar um email pedidno pra pessoa me excluir pq ia achar indelicado... mas enfim, acho que se me pedissem não ficaria chateada, afinal concordo que as pessoas nçao tem que gostar das mesmas coisas que eu gosto...

    beijão

    ResponderExcluir
  12. E um saco esses email né?
    Tenho amigos que me mandam essas drogas,mas apago tudo,leio só o que chama minha atenção caso contrário para para a lixeira,acho que as pessoas poderiam ter mais "senso" mas tem pessoas que passam bem longe disso.

    Odeio correntes e esses pps.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. galera, gostei muito dos comentários!

    florindo e tiago, não me importo que ela leia. como eu escrevi e o diego comentou, não acredito que alguém que se diz 'amigo' tenha uma atitude dessas.

    farelos, seu comentário foi muito bom. realmente o 'consentir' é mais fácil para as pessoas.

    aline, indelicada pra mim é a pessoa que inclui alguém em listas sem perguntar e acha que a pessoa é obrigada a ficar calada aceitando.

    ResponderExcluir
  14. ihhhh, complicado!
    assunto polêmico!
    tenho esse problema com e-mails de piadinhas!
    e as pessoas ainda reclamam que não leio!
    puxa vida!
    ter gosto diferente é crime?!
    bom assunto!
    gostei!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. railer,
    cara, teu post eh perfeito, eh q agora não preciso mais... mas se encontrasse ele na época q recebia esses emails.. iria criar uma espécie de resposta com o link pra sua página.
    tb não acho q eh pra ser levado de forma ruim. ninguém eh obrigado a ler, naun acha? então. lembro da fernanada young dizendo que coisas assim são um estupro visual. e são mesmo. a não ser que vc keira... ai... mas.. kpa entre nós.. repassar algo "legalzinho" pra lista de contatos inteira eh tão fora de moda jah hein, e péssimo. haha.

    abraçoo!

    ResponderExcluir
  16. Sempre reclamo disso também! Outro dia até fiz uma postagem no meu blog sobre o assunto.
    Odeio as correntes, odeio os e-mails de utilidade pública que a pessoa não observa a veracidade antes de encaminhar, odeio os e-mails sobre novos tipos de asslatos e odeio os arquivos de power point (principalmente quando cai letrinha por letrinha e ainda vem com títulos como: lindo! imagens maravilhosas!)!
    Ufa! Desabafei de novo! kkkk!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu também detesto esses emails, mas até minha mãe e uma ex-chefe me mandam.
    Algumas pessoas ainda não perceberam que internet também tem suas regras de etiqueta e convivência.

    ResponderExcluir
  18. Sabe, Railer, as vezes me dá vontade de preparar um email com um simples GIF animado em formato de uma cápsula identificada com o princípio ativo: SE-MANCOL.
    Mas é claro que essa é uma versão irônica e talvez grosseira so simples e polido ME TIRE DA LISTA, POR FAVOR.
    O pior de tudo é ter que aturar os emails indesejados de gente que vc nunca viu na vida e que passa a te copiar nos emails repetidos dos outros, porque o então SEU "AMIGO" não teve o cuidado de ocultar os destinatários (é raro ter alguém que o faça).
    Enfim, realmente é lamentável que alguém se ofenda com uma coisa dessas.
    Quem te conhece um pouquinho, sabe a educação que você tem e o cuidado com a diplomacia executiva... hehehhe
    Você está certíssimo!

    ResponderExcluir
  19. Excelente post!!!!!

    Vou replicá-lo no face, para que meus amigos virtuais utilizem-se da etiqueta.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Uma necessidade absurda de "fazer parte" dessas pessoas que enviam e-mails. Pedir pra siar da lista, pra ela foi o mesmo que ser renegada numa rodinha de amigos.

    Baixa autoestima faz isso com as pessoas...rs

    Abração e obrigado pelas visitas que faz ao meu blog....bom fim de semana.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas