segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

novas crianças

fui ao correio outro dia verificar as cartinhas que as crianças escrevem para o papai-noel. fiquei um bom tempo lendo pra escolher algum presente para dar. as cartas são bacanas, algumas bem resumidas, outras que contam a história de toda família.

o que mais me chamou a atenção, e me fez pensar, foi o fato de que muitas das cartas, a maioria, estava pedindo coisas bem caras. havia, claro, pedidos como bola de futebol ou material escolar, mas os campeões eram playstation, bicicleta e boneca, que não pode ser muda, tem que ser boneca que fala!

a princípio pensei que poderia ser o fato de os pais terem alguma participação nisso, escrevendo ou até mesmo ditando as cartas. depois resolvi pensar que a questão mesmo é a globalização.

os programas infantis sempre incentivaram o consumo de brinquedos e a campanha aumenta nas épocas de festas como o final do ano. e o acesso a tv paga e internet colocam as pessoas muito cedo em contato com tudo que existe de novidade.

papai-noel cada vez vai ter mais trabalho.

Um comentário:

  1. É uma verdade!
    Mas acho que as crianças veem como uma oportunidade de receber coisas que não podem ter. Correm o risco de ganhar!
    Beijo!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas