terça-feira, 16 de dezembro de 2008

madonna no brasil

esse final de semana fiquei todo em função do show da madonna no rio de janeiro, com a turnê mundial 'sticky & sweet', que já arrecadou mais de 200 milhões de dólares.

no primeiro show fiquei na arquibancada e tive uma visão sensacional de todo o luxuoso palco com seus telões de última geração (quadrados e cilíndricos), todas luzes, lasers, efeitos especiais e mensagens transmitidas. era possível ver a energia e vibração de toda galera no estádio, fazendo ôla, pulando e se divertindo.

no segundo show fiquei na pista vip, a pouco metros de madonna. acompanhar de pertinho foi sensacional. desta vez foi possível ver detalhes do figurino, dos passos, ver os feições no rosto de cada um dos performistas e dela própria, como ela brinca com eles e como eles se divertem nos divertindo. o final foi sensacional, com ela vestindo a camisa da seleção brasileira e saindo enrolada em nossa bandeira!

a impressão que fica é que são dois shows completamente diferentes. de longe os telões mostram alta definição de imagens e todo o cenário parece vivo, interagindo com ela e colaborando para o espetáculo. de perto, não tiramos os olhos de madonna e fica difícil olhar ao mesmo tempo pra ela e para os telões, que têm proporções gigantescas.

resultado: quem vai somente a um show tem que decidir se quer o espetáculo como um todo ou se quer ver a musa de perto. porque as impressões vão ser diferentes, como falei. mas o que importa é que em ambos é possível dançar muito, pular, cantar e se emocionar.

há imagens que evocam sentimentos, poesia, que surpreendem pela beleza e inovação, além de nos envolver dentro do contexto de cada bloco. muitas vezes o show chama nossa atenção para a questão do tempo (tic-tac), liberdade de expressão, questões humanas, sociais, políticas e religiosas.

é possível ler frases bíblicas e mensagens que falam de deus, que é sempre o mesmo apesar de ter nomes diferentes em cada religião; é possível ver mensagens poéticas, que evocam amor, respeito e solidariedade; há um vídeo chamado 'get stupid' (seja burro) que critica o consumo e fala do planeta, o que estamos fazendo com ele e que é hora de tomarmos uma ação a respeito: 'acorde! é a hora! seu mundo! sua vida! o tempo é agora! se esperar muito pode ser tarde'. inclusive são mostrados rostos de personalidades famosas por terem algum tipo de contribuição para a história do planeta.

madonna aparece sensual, mais roqueira do que nunca, dança muito, canta (algumas músicas são playbacks, mas e daí?) e exibe a boa forma aos 50 anos de idade. é o maior ícone da música pop mundial e arrasa por todos lugares onde passa. com mais de 25 anos de carreira, ela mostra que a idade só tem feito bem pra ela, como o vinho. e que, definitivamente, ainda não chegou a hora de passar a coroa.

resumindo, é uma experiência sensorial inesquecível (aguardem os vídeos em breve).

pretérito perfeito: a kibon e a campanha do ipod no palito

7 comentários:

  1. eu ja prefiro ficar o mais proximo do artista. ver as expressoes faciais, cada detalhe que soh pode ser percebido de perto...

    madonna está inteirona mesmo... eu vi ela pulando corda, com gás todo!

    ResponderExcluir
  2. Visualmente os shows da Madonna são mesmo um espetaculo impressionant, pelo que a gente vê nos DVDs.

    Agora, fazer play-back em um show ao vivo - e deste preço ! - é um desrespeito para com o publico em geral e para com os fans em particular.

    O seu "e dai?" não deve ter sido muito objetivo não...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o que escreveu. Eu me surpreendi com o show dela, não pela cantora que é, mas pela performance, pelo gás, pela animação e profissionalismo que ela passa. Cantar, pular corda e dançar é pra poucos sim! Concordo com o Eduardo com a questão do play-back, mas o show não foi só isso também. Ela brincou com a platéia, pediu música, cantou a capela, e mostrou que o show dela vale o preço que é. Diferente desse povo que tem anos de carreira, vem pro Brasil, faz uma horinha de show, deixa o público cantar por ele, troca meias palavras e vai embora. Eu só fui um dia e fiquei na pista normal. Boa parte acompanhei pelo telão mesmo, mas já valeu muitíssimo a pena. A vibração e o calor da galera empolga qualquer um. Enfim, um espetáculo! Antes de ler seu texto aqui, cheguei a escrever breves palavras no meu blog sobre o show. Abraço

    ResponderExcluir
  4. edu, como falei algumas músicas são playback, mas não comprometem pois elas são com vozes sintéticas, robotizadas ou com efeitos. mas a gravação sempre é ao vivo, pré-gravada com ela cantando. fica muito bacana mesmo e não interfere na magia do show.

    ResponderExcluir
  5. q bom q vc curtiu!
    mas aqui cá entre nós! ficar perto do artista é sempre a melhor pedida!
    e concerteza! ainda falta mt pra ela passar a coroa!

    ResponderExcluir
  6. muito massa...te vi na globo..rsrsr
    a vanessa ficou massa com essa faixa na cabeça..estilo show da xuxa..kkkkkkk adorei!
    bjão!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas