quarta-feira, 29 de abril de 2015

viagens e tecnologia

viajar é uma coisa ótima e renova as energias de qualquer um. é tempo de curtir, de conhecer novos lugares, de revisitar lugares já conhecidos, sozinho ou acompanhado. como eu gosto de citar algo que li uma vez, é uma oportunidade de se desconectar para se conectar.

entretanto, nos dias de hoje, vejo muita gente perdendo oportunidades de aproveitar as viagens plenamente por conta das redes sociais. a necessidade de chegar ao hotel ao final do dia e postar as fotos para mostrar ao mundo chega a ser doentia.

cadê o espaço para os familiares e amigos sentirem saudades ou te procurarem para saber como as coisas estão? será que as pessoas estão realmente observando e vendo as coisas ou apenas olhando através da câmera e registrando fotos pra depois mostrar aos outros?

antigamente a gente viajava e levava um monte de filmes cujas fotos revelados só ia ver depois (pelo menos as que não 'queimavam'... hehehe). a modernidade de tirar quantos fotos quiser e ver na hora foi um grande avanço para os viajantes, mas não se pode deixar que isso seja o foco.

por isso minha dica é nunca levar computador numa viagem. se precisar de ver email ou facebook em algum momento, use o celular. e o fato de nem todo lugar ter wifi também ajuda nessa questão de se desconectar.

viajar é ótimo. é um momento de descansar. tire férias, inclusive das redes sociais.

3 comentários:

  1. Adoro viajar e confesso que padeço um bocado desse mal... de colocar fotografias de todos os sítios a que vou.

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus autores favoritos que escreve lindamente sobre as funções da arte atribui essa compulsividade das fotos na rede social como um reflexo da falta de memória que está se espalhando pelo mundo! A memória de um lugar, de uma pessoa, de um momento, só se cria quando degustada.Caso contrario é uma memória descartável, que é tão ou mais fluida quanto as paginas de um facebook!
    Ps- é impressionante o número de postagens repetidas que a maioria das pessoas colocam em cerca de seis meses!

    ResponderExcluir
  3. Acho que este lance de postar fotos no face na maioria das vezes é "ostentação".
    Curto viajar, curto tirar fotos, e exponho somente para pessoas bem próximas.
    Detesto exposição.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas