terça-feira, 31 de agosto de 2010

blog day 2010


hoje é o dia internacional do blog, mais conhecido como blogday.
o nome vem da semelhança da palavra 'blog' com a data 31/08.

parabéns pra toda galera blogueira que produz conteúdos interessantes e criativos, além de compartilhar ideias, sentimentos e opiniões. blogs são ferramentas poderosas que tem grande valor, inclusive percebido pelas empresas que começaram a utilizá-los como meio de contato com seus clientes.

a média atual é de um blog criado por segundo em todo o mundo, mostrando que as pessoas buscam ser ouvidas e ainda exercitam a escrita. mas não basta apenas criar um blog. é preciso também mantê-lo atualizado e conquistar leitores de acordo com o seu estilo de escrita. aliás, parabéns também aos leitores, principalmente aqueles que comentam e que geram discussão!

gosto de visitar blogs tanto profissionalmente, para aprender um pouco mais, quanto como hobby, para conhecer melhor as pessoas e o que elas pensam sobre os mais variados assuntos.

para o blogueiro que quiser participar do blogday, basta indicar cinco blogs para seus leitores, notificar os blogs indicados, colocar link para o site do blogday (http://www.blogday.org) e, claro, publicar no dia 31 de agosto.

assim:

1. para as meninas, leiam as dicas de moda da minha prima eneida no tengavolantes
2. para a galera empreendedora, saia do lugar com os caras do empreendemia
3. conheça o lado poeta do micael em souvenirs d'un rêveur
4. novidades do mundo digital com o diego e cia no readwriteweb brasil
5. e para quem curte fotografias, vale a pena conhecer o olhar do marcos campos

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

migrando conteúdos

como parte dos ajustes que vou fazer neste novo espaço, finalmente centralizei aqui o conteúdo de todos meus blogs antigos, inclusive com os comentários feitos em cada postagem. assim, tudo que já escrevi desde 2007 está arquivado neste endereço e pode ser acessado em um só lugar.

como? usando a ferramenta exportar/importar do blogger.

entre nas configurações do blog que você quer exportar e clique em 'exportar blog', depois entre nas configurações do outro blog e clique em 'importar blog', enviando o arquivo que você tinha salvo do primeiro blog. feito!

qualquer dúvida, entre em contato comigo via algum dos links do topo deste blog.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

atendimento

vídeo antigo, curto e que vale a pena conhecer (ou rever) pra rir muito!

todo mundo vai se identificar pois já passou por isso. ele mostra como é o atendimento na grande maioria das empresas, na verdade, mostra como não deveria ser. um retrato da falta de consideração com os consumidores.

quanto vale o custo de se perder um cliente? quanto seu ele gasta com o seu produto e pra quantas pessoas ele o indica? pior, pra quantas pessoas ele vai falar mal caso não seja bem atendido?

você alguma vez já ligou para a sua empresa para verificar como é o serviço de atendimento? será que realmente a culpa é dos operadores ou, como diz a atendente do vídeo, 'são as normas da empresa'?

esse quadro fez parte do antigo programa muvuca, da regina casé, com participação de pedro cardoso e bianca byington, mostrando maneiras (divertidas) de se enlouquecer um cliente.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

inception


não poderia deixar de escrever sobre o filme 'a origem' (inception) ao qual assisti no último final de semana e se revelou um dos melhores do ano pra mim (até agora). eu diria que este filme está para a psicologia assim como matrix está para a filosofia.

a história, sem contar muitos detalhes, é sobre uma equipe que entra no sonho das pessoas para roubar segredos fazendo-as pensar que estão vivendo a realidade. no entanto, um novo trabalho, que terá como recompensa uma possível 'libertação' de um dos personagens, faz com que a equipe aceite a inusitada tarefa de fazer o contrário: plantar uma ideia na cabeça de uma pessoa.

dirigido por christopher nolan (batman begins, o grande truque, o cavaleiro das trevas), esse filme reaviva o gênero de ficção científica e nos leva a mundo dos sonhos onde coisas inimagináveis podem acontecer.

é legal notar como coisas a que estamos acostumados aparecem na história. a gente se identifica pois situações e emoções que vivenciamos durante o dia muitas vezes são levadas para nossos sonhos, assim como acontece com os personagens. até aquela sensação de queda quando a gente acorda assustado no meio da noite interrompendo algum sonho é utilizada como um recurso importante.
e o que nossos sonhos querem dizer pra gente?

a história é profunda e inteligente, sem contar que fala de amor, perda e aceitação. fala de sonhos que a gente tem enquanto dorme e de sonhos que a gente tem na vida, em forma de desejos. numa época em que a maioria dos filmes é 3d com efeitos servindo de desculpa para rechear a história, esse filme mostra o contrário. seu roteiro bem escrito e excelente direção são suficientes para que imagens belíssimas e efeitos especiais de tirar o fôlego complementem a trama sem que isso seja o essencial.

o elenco encabeçado por
leonardo dicaprio
(ilha do medo, foi apenas um sonho, titanic, romeu+julieta)
traz outros grandes nomes como
joseph gordon-levitt
(500 dias com ela, g.i.joe),
ellen page
(juno, x-men 3, menina má.com),
marion cotillard
(piaf),
cillian murphy (batman begins, voo noturno) e
michael caine
(o cavaleiro das trevas, o grande truque, filhos da esperança, miss simpatia).

quem me segue no twitter (me siga aqui) leu que eu escrevi essa semana sobre a famosa canção tocada no filme. 'non, je ne regrette rien', de edith piaf, tem um papel muito importante na história. inclusive essa música serviu de base para que hans zimmer construisse a trilha sonora. ele usou 'subdivisões e multiplicações de tempo da música, inclusive slow motion', como pode ser conferido aqui.

enfim, o filme é sensacional, espetacular e com um final emocionante. dá pra ficar falando um monte de coisas ainda, mas daí vai estragar a surpresa.

deixo então - pra quem já viu filme - essa curiosidade: um resumo bacana de toda a história em forma de infográfico, que descobri no deviantart.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

fobias

eu nasci e cresci no interior de minas gerais (orgulho!). minha cidade nem é assim tão pequena, mas é interessante observar certas coisas que eu percebia por lá. lembro que uma vez, ainda criança, fui ao dentista que ficava no sétimo andar de um prédio (um dos mais altos da cidade na época). meu primo que me acompanhou tinha medo de elevador. resultado, ele subiu e desceu pelas escadas. hoje, anos depois, ele continua não entrando em elevadores.

além dele, conheço uma pessoa que morre de medo até hoje de uma música que escutava quando era criança, tema de uma suposta assombração que aparecia numa novela. também conheço outra pessoa já casada, mãe de dois filhos, que não gosta de chegar em casa sozinha porque tem medo que o chupa-cabra esteja escondido no jardim da entrada da casa dela.

tá certo que o medo faz parte da vida da gente, mas quando ele começa a atrapalhar, não seria o caso de procurar ajuda?

aqui no rio eu já conheci pessoas com fobias, mas todas enfrentam seus temores de maneira que isso não atrapalhe sua vida (tá certo que no rio se você for ficar com medo, você nem sai de casa, mas isso é outro caso).

uma colega de trabalho tem pânico de avião, mas vive viajando por necessidade. um outro colega sofre de claustrofobia (medo de lugar fechado). ele entra no elevador, mas tem que ter pouca gente e ele já fica na porta pra sair primeiro. também só fica na porta do metrô. em avião então, só senta na primeira ou segunda fila, no corredor, e assim que pousa é o primeiro da fila pra sair da aeronave.

acho bacana esse lance de enfrentar o medo. a chance de eles irem se acostumando com a parada é maior do que aqueles outros que deixam o medo vencer e assim evitam situações que poderiam fazer esse medo se manifestar.

* frase ouvida por aí: "exceto chuck norris, todo mundo tem algum medo"

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

a empresa marrom

hoje em dia se você tem uma ideia boa e sabe aproveitá-la, a internet é um meio muito bom pra isso. claro que tem que saber vender sua ideia e, no caso de um produto, tem que ser algo que as pessoas vão querer usar, algo que agregue valor e que leve as pessoas a comentar a respeito (o famoso marketing boca-a-boca).

não sei se todos vão querer usar o produto da empresa inglesa 'the brown corporation', mas que vão falar a respeito, não tenho dúvida. o que eles vendem são leves, de fácil montagem e reutilizáveis caixas de papelão que servem de 'banheiro portátil para usar ao ar livre'.

cada caixa vem com um conjunto de lenços para limpeza e saquinhos de armazenamento para que possa ser usada mais de uma vez no camping, pescarias, viagens ou até em shows. as caixas possuem estampas decoradas e inclusive existe uma versão menor para crianças .

podem ser comprados também saquinhos extras individuais e até uma versão da caixa impermeável. a empresa ainda vende camisetas com o mascote, o cocô 'little jack'.

tudo isso ainda sendo ecologicamente correta, já que as caixas são feitas com papelão reciclável e o saquinho é biodegradável. no blog é possível ler sobre assuntos relacionados e atualizações do produto, sendo um canal direto com os clientes.

dê uma olhada no sítio da empresa e perceba como uma boa visão de negócio, aliada a uma estratégia bem feita, pode transformar até cocô em algo rentável. como eles mesmos lembram, depois lave as mãos.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

omo com gps

em 2007 a kibon colocou um ipod dentro do picolé (comentei aqui) e em 2009 surgiu a foto no palito (comentei aqui). esse ano é a vez do omo lançar uma promoção inusitada, em que o prêmio vai atrás do ganhador.
essa semana a unilever coloca no ar a promoção do omo com gps! isso mesmo. para lançar a nova linha de omo com partículas de extra-limpeza que procuram a sujeira, serão lançadas no mercado 50 caixas de sabão-em-pó com um gps dentro.

as caixas terão o mesmo peso e formato para evitar qualquer diferenciação e será possível localizar para onde foram levadas. assim, uma equipe vai até o ganhador que será premiado com uma máquina de filmar digital e uma viagem de fim de semana de aventura no interior de sp.

com certeza um grande investimento em marketing e uma ação que vai gerar impacto e trazer uma boa visibilidade pra marca. só achei pouca a quantidade de caixas para todo o brasil e também muito pobrinho o prêmio.

domingo, 1 de agosto de 2010

substitutos


recentemente vi o filme 'substitutos' (surrogates, 2009), com bruce willis, e não podia deixar de recomendá-lo aqui. essa história de ficção científica dirigida por jonathan mostow (exterminador do futuro 3) à primeira vista é uma mistura de 'eu,robô' com 'matrix'.

num futuro próximo, as pessoas possuem versões robóticas de si mesmas e, conectadas por uma máquina no conforto e segurança de suas casas, controlam pela mente esses 'substitutos' que tomam seu papel na sociedade.

com isso o nível de violência foi reduzido praticamente a zero, assim como intolerância e preconceito, já que qualquer usuário pode operar qualquer andróide com qualquer aparência (numa cena, um homem negro e forte num laboratório tem o crachá com a foto de um cara branco e franzino) e, mesmo que o robô quebre, nada acontece com quem o opera.

a campanha de marketing da empresa responsável, a vsi (virtual self industries), reforça que os substitutos 'combinam a durabilidade da máquina com a graça e beleza do corpo humano, tornando o mundo um lugar melhor onde cada um vive a vida que sempre sonhou, sem riscos'. e completa com o slogan: life... only better (a vida... só que melhor).

os humanos que rejeitam a ideia de substitutos vivem numa área separada da cidade e são guiados por um 'profeta' que prega que 'a vida é para ser vivida e não experimentada através de uma máquina'.

a quebra da rotina ocorre quando um assassino aparece com uma arma que mata não só o andróide, mas também o seu operador, levando o fbi a investigar o caso.

o filme é cheio de sequências bacanas de ação e tem efeitos especiais muito bons. os atores representando os 'surrogates' realmente parecem plásticos e robóticos, com seus corpos muito bem cuidados e perfeitos até demais. como todos escolhem como querem se parecer, nenhum andróide é feio, descuidado, fora de forma ou tem cicatrizes.

ao final do filme, fiquei pensando como hoje em dia a gente também usa 'surrogates'. nós vivemos plugados de certa forma, na segurança de nossas casas. utilizamos nossas melhores fotos para nos representar, às vezes usamos um nome fictício ou apelido e mesmo quem nunca nos viu ou nos ouviu pode nos conhecer através dos textos que escrevemos.

por uma tela a gente interage com o mundo lá fora, com as nossas redes sociais, expressando ideias, modificando comportamentos e sendo afetados por tudo que vemos ou lemos.

a tecnologia dominou nossas vidas e, no que diz respeito a convívio com pessoas, ela conforta, mas não substitui. talvez por isso, pra lembrar o que o faz real, o herói do filme aparece sangrando e sentindo dores em várias cenas.

outro exemplo são os próprios substitutos, impecáveis fisicamente, mas abandonados com um olhar vazio quando seus operadores se desconectam porque precisam chorar. ou seja, até mesmo naquele mundo a 'humanidade' não foi totalmente substituída, pelo menos aquela dentro de cada um de deles.
postagens relacionadas