quinta-feira, 30 de outubro de 2008

mais coisas do méxico

seguindo com as coisas do méxico, no final de semana aluguei uma bicicleta e fui passear pelas ruas da cidade. estava tendo uma exposição de alebrijes, que são como monstros feitos de papel, cola e tinta. esse é um tipo de artesanato feito geralmente em miniatura, mas que na exposição ganha grandes dimensões.


outra exposição que começou e agora é fixa são os bancos que ornamentam a avenida paseo de la reforma. de todos os tipos e formas, eles são uma atração e chamam bastante a atenção.

depois peguei um ônibus de turistas, o turibus (aqueles abertos em cima cheio de cadeiras) e fui conhecer um pouco mais do centro histórico. visitei o palácio de bellas artes, que está afundando 3cm por ano, assim como outras construções que precisam ser fortalecidas. isso porque todo o centro foi construído em cima de onde era um lago.

também visitei a catedral metropolitana (de 1951), que foi construída sobre a pirâmide mayor. isso porque os espanhóis construíram tudo por cima do que havia, para sobrepor a religião católica à religião das tribos pré-hispânicas. a praça do zócalo, onde está a catedral e os prédios gêmeos do poder legislativo e judiciário, foi toda feita em cima de antigas construções.


pra fechar, fui a um aniversário do amigo do marido da minha amiga da empresa. foi ótimo ir a uma casa mexicana, sentar à mesa com a família e desfrutar de uma comida muito boa (muy rica) e picante. mexicano gosta de tudo picante. nas ruas você pode comprar pipoca ou frutas e eles têm sempre um molho ou pó picante pra jogar por cima. no final da festa já acontecia um festival de piadas, regado a tequila. foi muito divertido.

bacana também são as pessoas tentando adivinhar de onde eu sou. já saiu portugal, frança, porto rico, venezuela, argentina, colômbia e brasil. mas o mais comum é dizerem que sou 'gringo'. essa palavra para os mexicanos, diferente da gente, significa estrangeiro dos eua, americano!

pretérito perfeito: nossa copa de 2014

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

compromisso

desabafo:
é muito ruim quando fazem um compromisso com você e depois não querem cumprir, dizem que não foi isso o combinado e tal. é palavra contra palavra. quando acertei de vir para o méxico me prometeram muita coisa e já vim com data de volta. agora meu retorno está ameaçado e querem que eu fique mais.

fico chateado com esse tipo de situação. poderia ficar o tempo necessário, se isso fosse acertado. não deixei nada preparado no brasil pra eu ficar aqui mais tempo. tenho coisas pra resolver por lá que não estão encaminhadas justamente porque eu estaria lá pra direcioná-las. agora tenho que ficar me desgastando com isso.

será que, por a gente ser solteiro, acham que a gente pode viajar pra tudo que é lugar e ficar na boa, pois não tem marido, mulher e filhos? mas e nossa família? e amizade não conta?
êta mundo corporativo.


pretérito perfeito (e adequado): o jeito 'vamos combinar' do carioca

domingo, 26 de outubro de 2008

bajo la sal

fui ao cinema aqui no méxico assistir a um filme de suspense mexicano chamado 'bajo la sal' (debaixo do sal).

victor zepeda é um adolescente que trabalha com seu pai na funerária da cidade e é fanático por filmes de terror, inclusive faz suas próprias produções com bonecas. em santa rosa de la sal, onde vivem, uma mulher é descoberta enterrada nas salinas e, de repente, começam a aparecer outros corpos. assim, convoca-se o comandante trujillo para se encarregar das investigações que vão mexer com o pequeno povoado e desenterrar segredos que pareciam estar bem guardados.

o filme é dirigido por mario muñoz e a trilha sonora traz, entre outros, marilyn manson cantando 'sweet dreams', do eurithmics. a parte dos curta-metragens feito com bonecas (barbie, ken etc) é muito bacana e dá uma animada no filme, por ser cômica e ao mesmo tempo macabra, já que a fisionomia dos brinquedos nunca muda, mas a cena e o contexto nos faz vê-los com diversas caras.

fora isso, a trama segue devagar e bem previsível. pra quem gosta de filmes de suspense, como eu, não há muita tensão e os sustos são aqueles com música alta, que te assustam pelo volume. no geral, não agradei muito, mas valeu a pena pra conhecer uma produção daqui, pois o filme é muito bem feito.

preterito perfeito: o encontro de dixie chicks com os eagles

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

coisas do méxico

- no final de semana corri no bosque de chapultepec, perto de onde estou hospedado. consegui correr 4km numa pista que tem uma subida enorme, além da questão da altitude (2300m) e da temperatura (aqui na américa do norte já está começando o inverno).

- também fui conhecer o sítio arqueológico de teotihuacán (a cidade dos deuses), a 40km da cidade do méxico, declarado patrimônio da humanidade pela unesco em 1987. lugar incrível. lá estão pirâmides, templos e outras construções do período pré-hispânico. subir os 360 degraus da imponente pirâmide do sol é cansativo. mas a recompensa se tem ao chegar no topo. uma vista de toda a antiga cidade, da pirâmide da lua e do templo de quetzalcoatl, a serpente emplumada.

- ônibus é utilizado só pela classe baixa. por causa disso há muitos carros na rua, tornando o trânsito horrível e o transporte coletivo, que a classe média evita, é precário.

- a maioria dos homens aqui está com os cabelos emplastados de gel e penteados para trás, tipo boi lambeu.

- como são muito patriotas, muitas comidas tem a cor da bandeira. como uma massa que comi com queijo (branco), molho pesto (verde) e pomodoro (vermelho). o mesmo vale pra bebida! a 'tequila en bandera' (branca) acompanha suco de limão (verde) e de tomate (vermelho).

- as questões de idioma às vezes são hilárias. escutei uma mexicana dizendo que estava 'mal dormida y mal comida'. 'mal comida' em espanhol é o fato de estar sem se alimentar direito. mas não pude conter o riso.

- na loja cd, perguntei por algum nacional. ao me mostrar um cd, também não pude conter o riso. título: méxico lindo! hehe

- todo dia à tarde sempre há uma reunião de acompanhamento do projeto e, no mesmo horário, no outro lado da cidade, durante esta semana, está acontecendo o congresso mundial de esportes. estou a semana inteira me conformando de não poder ir, principalmente nesta quinta, quando a palestra principal da tarde era com meu ídolo máximo dos esportes, nadia comaneci, a ginasta romena que ganhou o primeiro 10 perfeito da história. que pena... =(

- aprendi que a bandeira do méxico reflete uma lenda azteca (assim como as moedas daqui) que conta que esse povo vagou por anos no território mexicano buscando um sinal indicado pelos deuses para fundar tenochtitlán (a atual cidade do méxico). o sinal era construir a cidade no ponto em que avistassem uma águia devorando uma serpente em cima de um cactus. taí:


pretérido perfeito: jogos mortais 4

terça-feira, 21 de outubro de 2008

prêmios

mês passado recebi o prêmio dardos da fabiana (esbaforidas) e este mês recebi o prêmio melhores de 2008 da eneida (tenga volantes), ambos homenageando este blog.



fiquei lisonjeado de recebê-los, pois escrevo para me sentir bem e compartilhar com todos as coisas que eu vejo, leio e escuto por aí e quem nem sempre agrada a todo mundo. blogueiro é um ser dedicado, que toma um tempo para escrever algo que nem sabe se alguém vai ler, mas mesmo assim vai em frente e aposta nisso. a recompensa vem depois, com um comentário (no blog, pessoalmente ou telefone) e que nos deixa contentes.

todos que ganham estes prêmios precisam dedicá-los a outros blogs (colocando a imagem e fazendo o link). como não quero que isso seja obrigação, vou cortar essa 'corrente' aqui. sintam-se à vontade para dedicar o prêmio a outros ou não, quantos queiram ou nenhum! a blogosfera é isso, liberdade!

assim, o prêmio vai para:

esbaforida em retribuição e por seu otimismo
tenga volantes em retribuição e pela linda modelo do blog
você se lembra? pelo incentivo que fez nascer esse blog
cinética do caos pela força de vontade e dedicação ao que faz
retinas urbanas que não nos deixa esquecer a importância da cultura
ó eu aí pelos vídeos que só ele descobre
não tá comigo! pelas divertidas histórias das duas donas
paisagens da janela pelas postagens raras mas com conteúdo
rascunho passado a limpo pelos textos sempre bem escritos
revoadas pelas aventuras cotidianas reais e virtuais
releituras por mostrar o valor da poesia
madonna online pelas notícias sempre atuais para os fãs de madonna

foi difícil fazer essa lista, já que acho que tem muita gente que escreve muito bem, de forma divertida e que nos faz voltar pra ler as novas postagens. tem gente que some, que volta, mas que sempre dá um jeito de dizer 'tou aqui'. todos os blogs dessa imensa blogosfera são merecedores!

sábado, 18 de outubro de 2008

méxico

passarei as próximas semanas trabalhando no méxico, num projeto em um cliente cuja marca está relacionada a alimentos (sigam lendo e vão entender por que contei isso).

no dia em que cheguei, depois de 9h de vôo desde sp, tomei um banho, comi e já fui trabalhar. não estou num hotel, mas num apartamento alugado que mais parece um chalé, muito bacana.

dois mexicanos da minha própria empresa me encontraram e fomos ao cliente. quando abri minha mochila para tirar o laptop eles viram minha garrafa de água (que eu tinha comprado no aeroporto) e disseram rápido pra eu não tirá-la da mochila. motivo: era da marca concorrente! realmente na hora da sede não pensei nisso, mas ainda bem que eles viram antes. hehe

faz frio na rua e dentro dos locais é sempre quente. mas o ruim é que o aquecimento interno é sempre pra mais, nunca pra algo agradável.

tive problemas com as tomadas que são todas assim '||' (sem exceção) e meu carregador do laptop é assim 'oo' (mais tarde encarei o mesmo problema no apartamento).

o projeto está crítico e temos que resolver muitas coisas. mesmo assim, espero tirar um tempo para correr por aqui (mesmo com a questão da altitude) e conhecer um pouco mais da cultura do país (já estive aqui em 2005, mas no litoral do caribe, em playa del carmen).

pretérito perfeito: o filme o passado

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

que tal um mergulho?

na última semana eu estava vendo tv quando vi uma prova de natação que acontece uma vez por ano no pantanal sul matogrossense, fronteira com a bolívia, na cidade de corumbá.

o que me chamou a atenção foi que havia uma fila de crianças e adolescentes, já em trajes de banho, sendo examinados minuciosamente (cabeça, axilas, costas, braços, pernas e pés).

nunca vi nenhuma modalidade de natação em que ocorresse uma vistoria como essa: procurar por pequenos cortes ou ferimentos. motivo? a prova é a travessia do rio paraguai, 500m cruzando um rio cheio de piranhas!

e o pior é que sempre tem gente competindo! além de bombeiro, marinha, polícia ambiental, guarda-vidas e seguranças por todos os lados.

uma menina quase se afogou depois de ser tocada por um colega e entrar em desespero, achando que era piranha! imaginaram a situação? chega a ser engraçado, deve ser a prova mais rápida da natação devido ao medo! e aí nesse caso nem o velho ditado salva: 'em rio que tem piranha, jacaré nada de costas'!

* lembrei de um amigo numa cachoeira em minas, que pulou na água sem saber que era gelada! como ele próprio definiu depois, foi uma mistura de crawl com desespero. hehe


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ensaio sobre a cegueira

parado num sinal de trânsito, um carro se recusa a avançar quando a luz verde acende. sem entender nada, pessoas vão verificar o que se passa e descobrem que o motorista ficou cego de repente. em seguida várias pessoas começam a ser 'contagiadas' por uma cegueira branca, como eles próprios relatavam a sensação de estarem 'mergulhados num mar de leite'.

assim começa o excelente filme a que eu assisti este final de semana, 'ensaio sobre a cegueira', de fernando meirelles e baseado no livro do português josé saramago, vencedor do prêmio nobel de literatura em 1998.

a camila do 'não tá comigo' já tinha comentado tempos atrás (aqui) sobre como o livro e o filme causaram incômodo e desconforto. eu não li o livro mas confesso que o filme mexeu comigo. fiquei incomodado também, senti desconforto, fiquei impressionado, mas percebi como valeu a pena.

além das metáforas e poesia presentes na obra, de o que realmente é a cegueira e até onde os olhos vêem, o filme nos coloca a pensar qual seria nossa reação diante de uma tragédia coletiva. as relações humanas são colocadas em jogo: luta por poder, o domínio através da comida, autoritarismo, amor/ódio, dignidade, dedicação, sexo, sacrifício e confiança.

o ser humano tendo que aprender a 'conhecer' melhor o outro ser humano sem nenhum tipo de pré-julgamento que a visão pode antecipar. e mesmo assim podendo ser perverso. um ótimo filme que recomendo e que vai te deixar de olhos mais abertos para enxergar as coisas ao teu redor e refletir a respeito.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

identidade

tá sabendo que vamos ter uma nova carteira de identidade no próximo ano? pelo menos o tamanho será igual ao dos outros documentos e vai ser fácil levar na carteira (diferente da atual grande e verde).

o fato é que hoje em dia todo mundo anda com a carteira de motorista (quem tem) já que tem foto e números da identidade e cpf.

* colaboração do primo, guilherme.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

tirando onda

quem sabe algo não fica falando nem fica se exibindo.
e quem faz isso, fica tirando onda e contando vantagem, nunca se sustenta. e ainda faz a gente rir.


pretérito perfeito: início da segunda temporada de heroes

domingo, 5 de outubro de 2008

recuperando

depois de uma semana de dores no corpo, febre alta, dor de cabeça e, principalmente, dor nos olhos, nesta terça devo retornar ao trabalho. já não tou aguentando mais tomar gatorade e água de côco, ficar dentro de casa e sair só pra tirar sangue.

a parte (que pode-se dizer) 'boa' de ficar de repouso é pode assistir a filmes. nesses dias fiz meu próprio 'festival de cinema' já que não me senti nada disposto para ir ao cinema ver os filmes que eu tinha planejado. assim, o que vi em dvd:
  • som do coração: história light sobre um órfão que sonha em encontrar seus pais verdadeiros e que acredita que vai conseguir isso através da música. a trilha sonora é muito bacana.

  • na natureza selvagem: história real de um rapaz que, após a formatura, resolve largar tudo e partir para uma vida no meio da natureza selvagem cujo destino final é o alasca. é um pouco longo mas vale a pena.

  • três vezes amor: após uma aula de educação sexual, uma filha começa a fazer perguntas ao pai e vai querer saber como ele se apaixonou pela mãe dela. três mulheres aparecerem na história que a cada parte se complica mais ainda.

  • cloverfield, monstro: durante uma noite em nova iorque, amigos celebram a partida de um deles para outro país quando a cidade é atacada por um monstro gigante. a filmagem da festa dá lugar para a filmagem da luta pela sobrivência. gostei muito, os efeitos visuais são excelentes e a história é boa.

  • hellboy: eu nunca o tinha visto antes e procurei vê-lo para poder ir ao cinema assistir à continuação, que está em cartaz. eu gosto muito dos seres que o guillermo del toro imagina para os filmes ('o labirinto do fauno' já diz tudo) e hellboy traz várias figuras interessantes. o demônio que adora gatos vai proteger nosso planeta de um ser que deseja abrir um portal de destruição. baseado em quadrinhos, ótimos efeitos especiais.
pretérito perfeito: as vacas invadiram o rio

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

de cama

depois de escutar vários amigos dizendo que ficaram de cama, parece que chegou a minha vez. de repente fui derrubado por uma febre alta, dores de cabeça e no corpo. passei esses dias praticamente de cama.

todo mundo fala que é virose, aliás, parece que tudo hoje em dia que não sabemos o que é, é virose. alguns falaram em dengue ou rubéola, mas foram descartados frente aos sintomas (eu não apresentei manchas no corpo).

de qualquer forma, a febre abaixou e os sintomas diminuíram. mas estou observando. se a febre subir de novo, irei investigar. espero ficar melhor. essa sensação de estar doente é muito ruim.

atualização: piorei e fui investigar. é dengue mesmo. agora repouso absoluto e muito líquido. só eu mesmo pra ter dengue fora da epidemia e no inverno.
pretérito perfeito: sinta a experiência de andar numa moto honda
postagens relacionadas