sexta-feira, 28 de setembro de 2007

barbearia virtual

um amigo me indicou fazer um corte de cabelo virtual e eu não pude deixar de comentar aqui também sobre esse assunto fenomenal.

todo mundo conhece a sensação de cortar cabelo, sentir a tesoura percorrendo a cabeça com seu barulho inconfundível. agora imagine sentir isso aí onde você está, em frente ao computador. é a barbearia virtual!

isso é possível graças à tecnologia biauricular (binaural recording, melhor explicado
aqui), que utiliza microfones especiais para captar o som e trazê-lo diretamente aos nossos ouvidos, enganando o cérebro, e possibilitando a sensação perfeita de distância em 360 graus.

por isso só funciona com os dois fones de ouvido.
coloque os fones, aumente o som, aperte o play, feche os olhos e prepare-se para uma experiência sensacional. divirta-se!



*
se você tiver problemas com o inglês, segue abaixo a tradução (nesse caso, abra os olhos... rs).

- oi, oi, como vai você? sim, sim.
você está aqui para o corte de cabelo virtual, sim, sim.
eu vou buscar o luigi. ele já vem pra cortar seu cabelo.
eu sou manuel. espera aí um pouco.
ah, luigy! luigy! a pessoa já está aqui para o corte de cabelo virtual. é melhor você vir.

- avise que já estou indo.

- enquanto isso eu vou até aqui colocar uma música, pois é isso que eu faço aqui na barbearia.

- é muito bom te ver aqui! bem-vindo à barbearia septera
e ao seu corte de cabelo virtual.
gostaria de começar a demonstração me movendo para o seu lado direito e pegando essa sacola.
se você ficar quieto por um segundo, vou colocar essa sacola na sua cabeça.
assim.
a sacola na sua cabeça!
agora vou tirar. ok.
a única razão pra eu fazer isso é que todos os barbeiros bacanas fazem isso!
o que você está ouvindo enquanto eu me movo para seu lado direito e lavo rapidamente minhas mãos...
trim-trim
manuel! atenda o telefone por favor.

-sim

- ah, obrigado, manuel. deixe-me terminar de lavar as mãos. só mais uns segundinhos.
oh, sim, como eu estava dizendo, tudo que estamos fazendo é usar sua cabeça
como o ponto de audição!
e temos dois microfones em cada lado da cabeça,
na mesma posição em que estão seus ouvidos esquerdo
e direito.
seu cérebro está fazendo todo o trabalho.
te dizendo de onde os sons vêm.
ok, vou pegar a tesoura. bom, está afiada.
agora vou começar a abrir e fechar a tesoura. e vou fazer isso perto da sua orelha.
pertinho da orelha direita.
me siga enquanto eu vou para trás da sua cabeça,
para a orelha esquerda
e pra cima, para o topo da cabeça.
ok, agora, é possível ter o mesmo efeito com o barbeador elétrico.
perfeito? agora atrás
e à esquerda.
pronto, ficou maravilhoso!
manuel, o que você acha?

- o que? sim, sim! ficou ótimo luigy, você fez um bom trabalho!

- obrigado, manuel.

- e rápido também.

- agora, enquanto me movo, quero te lembrar mais uma vez que sua habilidade de ouvir onde estou enquanto caminho pela sala é simplesmente o poder fantástico do seu cérebro, calculando as mínimas diferenças na intensidade do som que chega aos seus dois ouvidos.
e diferente de qualquer outro instrumento de audição, somente um tem o algoritmo digital que nega sua própria presença física no ouvido para sanar completamente as diferenças. aquele algoritmo é chamado...
septera... he he
oh, obrigado, obrigado por passar pela barbearia virtual.
tchau!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

a pressa

ontem, indo para o trabalho, desci do ônibus e fui caminhando em direção à passagem subterrânea (shopping rio sul) para cruzar as avenidas quando escuto um barulhão de batida. pensei: 'devem ter engavetado uns cinco carros, pelo som que deu'.

quando olho para a rua vejo um cara caído no chão, o mesmo cara que estava no ônibus, com pressa, gritando com o motorista para abrir a porta rápido... ele saiu correndo e atravessou ali mesmo, na frente do ônibus, olhando se era possível cruzar sem perigo (o que nunca é, numa via movimentada, de alta velocidade e que, por isso, possui uma passarela por baixo).

acontece que, pela manhã aqui no rio de janeiro, algumas pistas dessa avenida (lauro sodré - perto do shopping rio sul), que sempre corre num sentido, ficam com o sentido invertido, devido ao grande fluxo de veículos na direção oposta (sentido zona sul - centro). eu acho que o cara deve ter olhado pra trás e achou que dava para atravessar ali, mas se esqueceu que naquele horário havia carros vindo no outro sentido também... resultado, mochila para um lado, boné para outro, corpo pra longe...

fiquei ali com mais algumas pessoas que estavam no ônibus, inclusive uma conhecida de vista de uma das lojas perto do meu trabalho. esperamos chegar socorro e fomos embora. li no jornal depois que o cara foi levado ao hospital, mas não resistiu.

fiquei pensando quão atrasado ele devia estar para fazer o que fez... cruzar aquelas pistas sem usar a passarela que é tão segura, policiada e movimentada. será que existe algo tão importante assim que justifique colocar a vida em risco desse jeito?

e o coitado que atropelou estava lá, desesperado, vendo o corpo do outro no chão. claro que ele não tem culpa, já que ali nunca deveria estar um pedestre, mas só o susto e a consciência de que não conseguiu frear a tempo já são suficientes para mexer com o equilíbrio emocional de qualquer um.

por causa da pressa e do estresse do dia-a-dia, a gente acaba fazendo (ou até mesmo dizendo) coisas sem pensar. 'a pressa é a inimiga da perfeição', diz o ditado. portanto, vamos prestar mais atenção nisso. e calma, por favor.

sábado, 22 de setembro de 2007

tropa de elite

essa semana começou o festival de cinema do rio 2007. são mais de 300 filmes de 60 países e uma das grandes expectativas foi a 'estréia' de tropa de elite, o filme que fala da tropa de elite da polícia militar do rio de janeiro, o bope - batalhão de operações policiais especiais.

estréia entre aspas porque muita gente já viu a versão pirata do filme que vazou na internet. o filme foi roubado tempos atrás e depois as cópias se multiplicaram tanto online quanto nos camelôs. segundo o diretor josé padilha (ônibus 174), a versão pirata não é a versão final do filme. mas isso de nada adianta já que a curiosidade é grande e o filme é um sucesso antes mesmo do seu lançamento (que seria em outubro, mas foi antecipado para o festival em setembro devido à pirataria).

eu ainda não assisti ao filme, mas posso dizer que estou doido pra ver. acontece que eu não troco a tela de cinema por nenhuma tv. eu prefiro esperar pra ver na tela grande, ainda mais que todos estão gostando e comentando (muita gente que viu a cópia pirata já disse que vai ver no cinema também).

considerado o melhor filme brasileiro do ano, tropa de elite já deu o que falar por causa de toda essa polêmica. inclusive há dúvidas se essa cópia 'roubada' não teria sido uma estratégia de marketing para se promover ainda mais o filme. o que não faria muito sentido se o filme for realmente bom (e tudo mostra que sim). intencional ou não, todo o boca-a-boca gerado está sendo o melhor meio de divulgação e promoção. é a força do marketing viral.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

tempo

o tempo traz
o tempo tira
o tempo falta
o tempo vigora
o tempo voa
o tempo não passa
o tempo é a favor ou contra
conforme a hora

(martha medeiros)

domingo, 16 de setembro de 2007

breve história do castelinho

lembram-se da foto que coloquei do castelo que fica na minha rua? então, passo sempre por lá e outro dia resolvi entrar pra conhecer melhor e buscar mais informações sobre ele:

o 'castelinho do flamengo', como é conhecido o centro cultural oduvaldo vianna filho, foi projetado em 1916 e teve finalizada sua construção em 1918. várias pessoas moraram ali até o tombamento histórico em 1983.

depois disso o lugar foi abandonado, invadido, destruído. só em 1989 foi reiniciada uma reforma e a inauguração ocorreu em 2002. o nome homenageia o dramaturgo carioca oduvaldo vianna filho.

a construção do imóvel mistura elementos de diversos estilos e épocas diferenciadas, tais como art-nouveau, barraco, renascentista e o neo-gótico francês, que formam o popular 'estilo castelinho'.

ali hoje ocorrem vários eventos como exposições, reuniões, encontros musicais. e o lugar conta também com uma videoteca com cabines indivíduais, um auditório para 40 pessoas e mais duas salas para cursos e workshops.

quem tiver a oportunidade, passa lá pra conhecer.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ig nobel

surfando pelas águas da internet, descobri o ig nobel... uma espécie de prêmio nobel ao contrário. ou seja, são premiadas as maiores bobagens já feitas em vários campos como educação, medicina, economia, literatura e paz, entre outros.

por exemplo, em 2000 o prêmio de computação foi para o americano chris niswander, que inventou o pawsense, um software que detecta se um gato está andando no teclado do seu computador (segundo ele para evitar que comandos sejam acionados...).

mas o que me chamou a atenção foi o vencedor da categoria arqueologia em 1992.

o prêmio foi para um grupo de escoteiros, os 'eclaireurs de france', que apagou importantes pinturas pré-históricas da gruta de mayrière supérieure, perto da aldeia francesa de bruniquel, pensando que eram pichações, quando realizavam uma cruzada pela limpeza...
lamentável...

(fonte: clique aqui e divirta-se)

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

aqualtis

lembra quando eu falei sobre 'amelie' e as coisas simples da vida?
então, hoje eu deixo um comercial da máquina de lavar roupa 'ariston aqualtis'.
uma idéia simples, mas que mexe com a gente (ainda mais comigo, que amo água) e transmite muita tranquilidade e paz. além de mostrar que é possível sonhar.



leiam no blog do gil giardelli o post que ele fez sobre 'água e internet'.

domingo, 9 de setembro de 2007

e o jogo continua

estava navegando na internet quando por acaso percebi que eu estava num site de notícias de cinema onde havia um link para 'jogos mortais 4'. pensei: 'seria tão bom se não fosse mais uma daquelas notícias sem fundamento sobre outra seqüência'...

e qual foi minha surpresa ao ver que não, que é verdade! e já tem cartaz e tudo! desde 2004, a cada halloween, ocorre o lançamento de uma parte dessa história inteligente e que cada vez instiga mais. pra quem não viu ainda, é preciso seguir a ordem dos filmes, que estão bem conectados e cada parte revela fatos novos sobre as anteriores.

a quarta parte vem com o slogan: 'é uma armadilha'

você pensa que o jogo acabou?
ele acabou de começar...

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

maratona heroes


estou participando da promoção para ganhar um kit completo da minha série de tv preferida: heroes! o que você precisa fazer pra me ajudar? basta clicar na figura acima ou no link na lateral do blog. depois basta validar o código que vai aparecer.

quanto mais cliques, melhor! eu preciso estar no top 5 pra conseguir.
conto com vocês! obrigado!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

pós

quero compartilhar uma coisa com vocês:
terminei meu projeto de pós-graduação e a defesa do trabalho junto com meu grupo foi um sucesso. conseguimos nota 10 com uma apresentação super bacana e emocionante.

obrigado a todos que me apoiaram, incentivaram e entenderam minha ausência durante esse período. estou muito contente. agora sou pós-graduado em comunicação com o mercado!

e este foi só o primeiro passo...

(vídeo da formatura)

domingo, 2 de setembro de 2007

amelie


uma vez eu li que 'as melhores coisas da vida não são coisas'. entre essas outras coisas, eu posso dizer que estão as coisas simples da vida. e é justamente disso que se trata esse filme.uma vez me perguntaram que tipo de filme era 'o fabuloso destino de amélie poulain' (leia ameli pulan). drama, romance, suspense... eu pensei e respondi: 'não tem como dizer. é um filme bonito'. e realmente não consigo dizer até hoje.

o filme tem de tudo: romance, suspense, tem drama, tem ação e por aí vai. tem magia também, emoção, perseverança. e além de tudo é um filme divertido, emocionante e encantador.

a história fala de uma menina que resolve ajudar as pessoas à sua volta, procurando um sentido para sua vida. tudo isso por causa de uma descoberta que ela faz no dia em que a princesa diana morre. ela então se envolve numa série de situações envolvendo um álbum de retratos e um homem misterioso. legal ela querer fazer o bem a todo mundo, mas será que alguém pode fazer isso por ela?

a maneira como o filme é narrado é sensacional. cada personagem é apresentado e vamos conhecendo suas manias e o que gosta e não gosta de fazer. a fotografia e a direção são ótimas, sem falar na trilha sonora. os efeitos especiais são bem utilizados e complementam as cenas. a atmosfera de paris vem completar tudo isso, principalmente o pitoresco bairro de montmartre.

entre as coisas citadas sobre a amélie, ela gosta de olhar pra trás no cinema, pra ver o rosto do pessoal maravilhado com o filme. não vou mentir, eu também faço isso. =)

recomendo muito este filme francês, estrelado pela audrey tatou (que depois apareceu como a agente sophie nouveau em 'o código da vinci'). você termina o filme com uma ótima sensação. confira.

postagens relacionadas